10 maio, 2012

Ciênci@Bragança

Projeto aposta nos media locais para divulgar ciência

Exibido em 'LocalvisãoTV'.

3 comentários:

  1. Centro de Ciência Viva de Bragança quer aproximar a ciência da população
    Tornar a ciência mais acessível às pessoas é o objectivo do projecto Ciência @ Bragança, ou Ciência em Bragança. O projecto foi apresentado esta terça-feira e resulta de uma parceria entre o Centro Ciência Viva e o Instituto Politécnico de Bragança.

    O vice-presidente do IPB diz que o alvo desta parceria serão os mais novos. “Não só esses, mas fundamentalmente. Mas será dirigido a toda a comunidade”, frisou. Orlando Rodrigues explica que são várias as acções que durante ospróximos dois anos vão ajudar a divulgar a ciência.“Desde parcerias com os meios de comunicação locais, outdoors e umsite próprio”, adiantou. O director executivo do centro Ciência Viva de Bragança, Jorge Morais,adianta que os conteúdos das iniciativas estarão a cargos de técnicosdo centro e do IPB, ou seja, “pessoas ligadas à ciência”.O projecto surgiu no âmbito do programa Compete, e tem um orçamento de150 mil euros para os próximos dois anos, mas poderá ser prolongado. Na Brigantia, a parceria já arrancou. As rubricas da ciência podem ser ouvidas às quintas-feiras, depois das nove, às 15h30 e às 17h30.

    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar
  2. Bragança: Ciência ao dispor das comunidades da região nordestina.
    As interrogações deixadas pelos efeitos da ciência vão ter respostas mais acessíveis para os cidadãos no âmbito de um projecto que tem como objectivo divulgar o conhecimento científico e aos mesmo tempo desmistificar alguns mistérios que nos rodeiam.

    A ciência será uma presença mais assídua no dia-a-dia da região, através de programas de rádio, de artigos nos jornais, ou da Internet, através de um projecto conjunto do Centro de Ciência Viva(CCV) e do Instituto Politécnico de Bragança(IPB), denominado Ciência@Bragança, “este projecto tem dois tipo de intervenientes, os parceiros que farão a concepção e produção dos conteúdos e os parceiros que que fazem a divulgação.
    O director do CCV de Bragança , João Paulo Matias, acrescentou ainda que “os conteúdos da iniciativa serão produzidos pelo IPB e pelo CCV os principais parceiros do projeto Ciência@Bragança”, uma iniciativa tida como “inédita na região” e destinada a tornar acessíveis à população em geral vários aspectos e curiosidades da Ciência vivida no dia-a-dia, o responsável pelo CCV explica que “os conteúdos visam explicar o contexto no dia a dia, como por exemplo mostrar fenómenos que acontecem numa cozinha, ou justificações mais sérias, como a razão das marés, qualquer tipo de explicação a vários níveis, dirigidas a qualquer tipo de pessoa”, concluiu João Paulo Matias.
    Esta iniciativa, conta com um orçamento de 150.000 euros, sendo financiada por fundos comunitários e resulta de um repto nacional provido através dos organismos centrais ligados à ciência que entenderam que é necessário promover esta cultura científica e tecnológica no dia-a-dia das populações usando para o efeito os meios de comunicação regionais.

    em RBA

    ResponderEliminar
  3. Projecto do Centro Ciência Viva e do IPB vai ter a duração de dois anos
    Ciência vai ficar mais perto das pessoas
    Tornar a ciência mais acessível às pessoas é o objectivo do projecto Ciência@Bragança, ou Ciência em Bragança.

    O projecto foi apresentado terça-feira, no Centro Ciência Viva, e resulta de uma parceria entre aquela entidade e o Instituto Politécnico de Bragança.
    O vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues, diz que o alvo desta parceria serão os mais novos. “Não só esses, mas fundamentalmente. Mas será dirigido a toda a comunidade”, frisou. Orlando Rodrigues explica que são várias as acções que durante os próximos dois anos vão ajudar a divulgar a ciência, “desde parcerias com os meios de comunicação locais para rubricas, outdoors e um site próprio”, adiantou, explicando que são os próprios órgãos de comunicação que “produzirão alguns dos conteúdos”, sempre numa “perspectiva imaginativa”. O mesmo responsável acredita que poderá ser, também, uma forma de cativar futuros alunos para o Politécnico de Bragança ou para outras escolas superiores da região, mas para a área das ciências.
    O director executivo do centro Ciência Viva de Bragança, Jorge Morais, adianta que os conteúdos das iniciativas estarão a cargos de técnicos do centro e do IPB, ou seja, “especialistas em ciência”. “Em alguns casos, esses conteúdos estão a ser criados com a ajuda técnica dos técnicos dos media, sobretudo em rádio e televisão, para que a fórmula resulte”, frisa.
    O projecto surgiu no âmbito do programa Compete, e tem um orçamento de 150 mil euros para os próximos dois anos, mas poderá ser prolongado.
    Na Brigantia, a parceria já arrancou. As rubricas da ciência podem ser ouvidas às quintas-feiras, depois das 9h00, às 15h30 e às 17h30. O Jornal Nordeste também é um dos parceiros deste projecto.
    em Nordeste

    ResponderEliminar