03 maio, 2011

Fernando Sousa demite-se da Mirandesa

Fernando Sousa demitiu-se dos cargos que ocupava na Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM) e na Cooperativa Agro-pecuária Mirandesa (CAPM).
O secretário técnico do Livro Genealógico da raça e responsável pelo planeamento estratégico e supervisão da Cooperativa apresentou a demissão dos cargos que ocupava à Direcção Geral de Veterinária, no passado dia 10 Fevereiro.
Fernando Sousa era secretário técnico da ACBRM desde 1995, tendo desenvolvido um trabalho importante no âmbito da valorização desta raça autóctone. Além disso, o técnico também foi um dos mentores da unidade fabril da mirandesa que está a ser construída na Zona Industrial de Vimioso.
Contactado pelo Jornal NORDESTE, Fernando Sousa justificou a saída da associação e da cooperativa com o facto de não estarem reunidas as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho. “Estou tranquilo. Sempre fiz o meu trabalho com um grande esforço pessoal e não me agradou a situação actual, por isso demiti-me”, justificou Fernando Sousa.
O professor da Escola Superior Agrária de Bragança preferiu não entrar em pormenores sobre a sua demissão e remeteu explicações mais detalhadas para as direcções da ACBRM e da CAPM.

Direcção da Associação e da Cooperativa Mirandesa não comentam a saída de Fernando Sousa

No entanto, o presidente da ACBRM, Arlindo Formariz, recusou fazer comentários sobre a saída do secretário técnico do Livro Genealógico da Raça Mirandesa.
A mesma posição foi assumida pelo presidente da CAPM, António Luís, que se escusou a falar sobre os motivos que estiveram na origem da demissão do responsável pelo planeamento estratégico e supervisão da Cooperativa. O dirigente desta unidade referiu, apenas, que saiu só um técnico, pelo que o projecto da fábrica da mirandesa continua em marcha. António Luís adiantou que a construção está praticamente concluída, faltando agora o licenciamento daquela unidade industrial. No entanto, o responsável não se compromete com uma data para a abertura da fábrica, que durante a construção sofreu alguns atrasos.
Ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, a demissão de Fernando Sousa estará relacionada com desentendimentos com a direcção da Cooperativa.
Já o trabalho desenvolvido por Fernando Sousa na ACBRM foi enaltecido com um voto de louvor e confiança, aprovado pelos criadores, na Assembleia do passado dia 9 de Janeiro.
O cargo de secretário técnico do Livro Genealógico da Raça Mirandesa é agora assumido, temporariamente, pelo veterinário municipal de Miranda do Douro, Afonso Pimentel.
Publicado em 'Jornal Nordeste'.

29 abril, 2011

Formação, Desporto e Arbitragem

Seminário debate atualidade

Exibido em 'LocalvisãoTV'.

Núcleo de Gerontologia do IPB quer certificação da profissão

Promover o cuidado aos mais velhos em Bragança é objectivo do Núcleo de Gerontologia da Escola Superior de Saúde de Bragança. A tomada de posse da primeira direcção foi ontem.

Álvaro Silva, o presidente, adianta os principais objectivos deste grupo agora criado.

“Ajudar à promoção da gerontologia em Bragança e a nível nacioknal. Temos uma parceria com alunos de Aveiro para promover jornadas e congressos. Temos programadas para dia 1 de Outubro, o dia do Idoso, diversas actividades em instituições”, revela.
O curso funciona em Bragança há seis anos e apenas existem duas licenciaturas do género em todo o país.Para além deste, só existe em Aveiro outro curso semelhante.

No entanto, a profissão ainda não foi regulamentada.

“No mercado de trabalho não está a haver um reconhecimento do trabalho do gerontólogo. Mas a Escola Superior de Saúde está a criar um perfil para o gerontólogo ser acreditado nas áreas de trabalho nas quais está a tirar a licenciatura.”


A taxa de empregabilidade chegou aos cem por cento na primeira fornada de licenciados e supera os 50 por cento nas duas restantes.

Helena Pimentel, a presidente da escola superior de saúde do IPB, garante que estão a ser dados passos para garantir a certificação do curso.

“A mais valia deste curso é dar resposta às necessidades dos gerontes (idosos), atendendo a que tem uma componente técnica, teórica e prática, para dar resposta a uma área fundamental na região.”
A acreditação desta licenciatura foi feita há pouco mais de um mês por uma agência especializada.

Falta agora a aprovação na Assembleia da República da regulamentação da profissão, algo que só poderá acontecer após as eleições de 5 de Junho.

Actualmente há mais de 120 alunos de gerontologia no IPB.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

26 abril, 2011

Projecto para combater a solidão dos idosos

Junta de Freguesia de Santa Maria promove “Laços de Vizinhança” junto da população sénior
Promover o convívio entre os idosos que vivem sozinhos é o objectivo do projecto “Laços de Vizinhança”, promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria e dinamizado por um grupo de quatro estagiárias do curso de Educação Social do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Apesar desta iniciativa ter como principal objectivo envolver os idosos que vivem sozinhos na freguesia de Santa Maria, as dinamizadoras do projecto lamentam a falta de adesão dos idosos da zona histórica de Bragança, pelo que tiveram que envolver utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs) da cidade.
“Fizemos contactos porta a porta com as pessoas e espalhamos panfletos. Mesmo assim, a maioria das pessoas que vêm são das IPSSs”, lamenta Joana Rocha.
A aluna de Educação Social explica que o projecto “Laços de Vizinhança” nasceu na sequência de um conjunto de inquéritos levados a cabo pelas estudantes do IPB na freguesia de Santa Maria, em que a maioria dos idosos se queixava precisamente da solidão.
“As pessoas preferem ficar em casa do que participar nas actividades. Os utentes das instituições vêm porque é a própria instituição que os traz. As pessoas estão acomodadas”, constata Sofia Dias, outra das estagiárias envolvidas no projecto.
Mesmo assim, a aluna de Educação Social enaltece as vantagens destas iniciativas para exercitar a mente e o corpo.

Leque diversificado de actividades ajuda os idosos a distraírem-se e a exercitarem o corpo e a mente

Joana Rocha lembra que as actividades desenvolvidas visam o convívio entre as pessoas, através da realização de actividades dinâmicas e interactivas, idas ao cinema ou realização de palestras subordinadas a temáticas importantes para os idosos. Destaque para as iniciativas ligadas às novas tecnologias, que possibilitam à população sénior aprender a comunicar através da Internet com os familiares que se encontram no estrangeiro. As palestras ligadas à saúde e alimentação, bem como rastreios gratuitos ao colesterol e diabetes também são actividades importantes no âmbito do projecto “Laços de Vizinhança”.
Tendo em conta a crise, as quatro estagiárias de Educação Social também se preocuparam com as dificuldades que muitos idosos têm em pagar todas as despesas com as parcas reformas. Para tal, foi criada uma caixa de correio SOS para ajudar as pessoas carenciadas que não querem dar a cara. “As reformas dos idosos são baixas e muitos deles entregam-nas na farmácia, pelo que nós queremos combater a fome”, enaltece Joana Rocha.
As promotoras do projecto também estão a elaborar um livro de bolso com os contactos úteis para dar aos idosos.
“Laços de Vizinhança” vai decorrer até ao final de Maio, mas as estagiárias de Educação Social afirmam que poderá decorrer até Julho desde que se justifique o seu alargamento.
Publicado em 'Jornal Nordeste'.