02 fevereiro, 2012

Jorge Nunes defende evolução do IPB para Universidade

Passar o Politécnico de Bragança a uma Universidade de Ciências Aplicadas é uma ideia defendida por Jorge Nunes, presidente da autarquia de Bragança.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, defende que o politécnico de Bragança devia evoluir para uma Universidade de Ciências Aplicadas:

“Parece-nos que há espaço para que esta instituição evolua. Há semelhança do que ocorre noutros países da Europa o caminho é da qualificação e não o da desqualificação dos Institutos Politécnicos”.

Para o autarca de Bragança, esta é uma evolução importante para definir o papel das Universidades e das Instituições de Ciências Aplicadas:

“A vantagem é de poder assegurar um espaço de formação definido e evitar que qualquer dia as Universidades dêem os cursos que estão destinados ao Instituto Politécnico de Bragança e isso gera uma situação de confusão e desqualificação do sistema”.

Também o presidente do politécnico defende esta evolução. Sobrinho Teixeira sublinha que esta é uma tendência europeia:

“Foi criada a Associação Europeia de Universidades de Ciências Aplicadas em Copenhaga, na Dinamarca, em Janeiro de 2011 com dez países entre eles Portugal. Portugal tem até uma posição de relevo já que faz parte da Associação. É uma designação usada para as instituições que têm uma missão semelhante ao IPB. É uma missão ligada ao desenvolvimento regional, ao envolvimento com as pequenas e médias empresas e muito virada para a investigação aplicada”.

Em Junho, o IPB vai acolher o Encontro Europeu da Rede de Universidades de Ciências Aplicadas, em Bragança.

Publicado em 'RBA'.

3 comentários:

  1. Politécnicos deverão mudar de nome para universidades

    Universidades de ciências aplicadas é, actualmente, a designação comum destas instituições de ensino superior nos países europeus mais desenvolvidos

    O segundo Encontro Europeu da Associação de Universidades de Ciências Aplicadas terá lugar em Bragança, entre os dias dois e cinco de Junho, adiantou Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança, no passado dia 30 de Janeiro, data em que a instituição celebrou o seu 29º aniversário. Portugal, através do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) que Sobrinho Teixeira também preside, esteve na criação e integra a direcção desta associação que congrega instituições de ensino politécnico de países como a Finlândia, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Noruega ou Suécia. A diferença é que, nestes países, a designação deste ensino é actualmente, ensino universitário de ciências aplicadas. Dado este facto, é natural que, em Portugal, os politécnicos passem também a seguir a designação europeia.

    em Mensageiro Bragança

    ResponderEliminar
  2. Acho que era um grande passo para Bragança, assim como para o IPB

    ResponderEliminar
  3. A solução mais racional (e realista) passa por fundir o IPB com a UTAD e concentrar o melhor das massas criticas de cada instituição para afirmar a grande região de Trás-os-Montes. Não vinha mal nenhum ao mundo (excepto nas mentes retrógradas dos politiqueiros locais e dos lobbistas) com a criação de uma única Universidade de grandes dimensões a englobar Vila Real e Bragança.

    ResponderEliminar