22 fevereiro, 2013

Cidade comemora 549 anos e homenageia 21 presidentes de Junta


No dia em que a cidade comemorou 549 anos, foram homenageados 21 presidentes de Junta do concelho de Bragança que atingem este ano o limite de mandatos.
O presidente da Câmara, Jorge Nunes, salienta que foi o reconhecimento "pelo esforço, dedicação e trabalho destas pessoas durante estes anos, é sem dúvida uma homenagem merecida".
Um dos homenageados, o presidente da Junta de Salsas, Filipe Caldas, esteve à frente a freguesia durante 24 anos e refere que sai "com o sentimento de dever cumprido, claro que quando saímos temos uma certa tristeza, mas mesmo não estando na junta, posso continuar a ajudar as populações como cidadão", acrescentado que "foi uma honra muito grande ter trabalho com o presidente da câmara estes 16 anos".
Distinguido com a Medalha Municipal de Mérito, foi o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, que partilha esse reconhecimento com toda a academia do IPB, "é sem dúvida gratificante ver o nosso trabalho reconhecido e partilhada por muitos, aqueles que partilham comigo o trabalho, os afectos, as ilusões, foi um momento sentido e estou agradecido à cidade, à câmara municipal, mas a todos que contribuem para o desenvolvimento da cidade".
21 presidentes de junta do concelho de Bragança que atingem o limite de mandatos foram homenageados durante as comemorações dos 549 anos da cidade.

Publicado em 'RBA'.

2 comentários:

  1. Presidentes de junta homenageados pelo município
    21 presidentes de Junta do concelho de Bragança, que atingem este ano o limite de mandatos, foram ontem à noite homenageados no âmbito das comemorações dos 549 anos de Bragança como cidade.O presidente da Câmara sublinha que esta homenagem é merecida por todos os autarcas e enaltece o esforço que fizeram, durante vários anos, para melhorarem a qualidade de vida das populações. “Passados 16 anos de gestão autárquica pareceu-nos que fazia todo o sentido homenagear um conjunto de cidadãos que dedicou grande parte das suas vidas ao bem comum, com muito empenho, muitas vezes com sacrifício da sua vida pessoal, mas sempre em prol da comunidade”, enaltece Jorge Nunes. Filipe Caldas, há 24 anos na presidência da freguesia de Salsas, e Adriano Rodrigues, a representar Rebordãos há 20 anos, são alguns dos autarcas com mais mandatos no concelho.Receberam esta homenagem com um sentimento de dever cumprido“A melhor coisa que nos pode acontecer é sermos reconhecidos quando desempenhamos bem as nossas funções”, sublinha Filipe Caldas. “É uma boa sensação, porque é reconhecido o trabalho que a gente fez durante estes 20 anos à frente da freguesia. O que mais me marcou durante este período não foram obras, mas sim a gente da minha terra, principalmente os idosos e as crianças”, enaltece Adriano Rodrigues. A Medalha Municipal de Mérito foi atribuída ao presidente do Instituto Politécnico de Bragança. Sobrinho Teixeira recordou os tempos de juventude em que sempre quis regressar à região onde nasceu e partilhou esta distinção com quem o tem ajudado a tornar o IPB numa instituição de ensino superior cada vez maior.“A paixão pela região foi uma coisa que me marcou desde a juventude. Ver o reconhecimento não só do trabalho, mas também dessa causa é muito importante. É uma medalha partilhada por muitos, que partilham comigo o trabalho, os afectos, as angústias e as obrigações. É um momento que foi sentido”, garante o presidente do IPB.

    As comemorações dos 549 anos de Bragança Cidade terminaram com um concerto da cantora portuguesa Teresa Salgueiro.

    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar
  2. Bragança comemora 549 anos de elevação a Cidade
    Os 549 anos de Bragança Cidade foram comemorados, no dia 20 de fevereiro, com a atribuição de Medalha de Mérito e Diploma ao Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor Doutor João Sobrinho Teixeira, e a homenagem a 21 Presidentes de Junta de Freguesia (com três ou mais mandatos seguidos e consecutivos e ainda em exercício de funções).
    Para comemorar esta importante data, na qual se celebram os 549 anos da atribuição do título de cidade a Bragança (a nona mais antiga do País), o Município de Bragança preparou um programa que enobrece a identidade do povo Brigantino e o trabalho desenvolvido pelos homenageados.
    A cerimónia, que decorreu no Teatro Municipal de Bragança, perante 400 pessoas, começou com a atribuição de Medalha de Mérito e Diploma ao Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor João Sobrinho Teixeira, como testemunho e reconhecimento do Município, pelos serviços prestados em prol da Comunidade Bragançana.
    As razões da decisão da Câmara Municipal, tomada em Reunião Ordinária de 28 de Janeiro de 2013, que deliberou atribuir a Medalha Municipal de Mérito ao Professor João Sobrinho Teixeira, foram: o impacto positivo que a atividade do Instituto Politécnico de Bragança tem tido no concelho e na região, contribuindo para novas dinâmicas sociais e económicas, ajudando à coesão e à competitividade, bem como a convergência estratégica entre o Município de Bragança e o Instituto Politécnico aportando competências científicas e tecnológicas crescentes, ao qual tem dado impulsos importantes fortalecendo a cooperação. A instituição tem conseguido bons resultados, fazendo um percurso que corresponde à sua missão concebida desde o início por pessoas e entidades da região e de fora da região, e que os mesmos, sendo construídos por muitos, têm um primeiro responsável, sendo que o Professor João Sobrinho Teixeira tem liderado o Instituto Politécnico de Bragança com elevado empenho e competência, reconhecida na comunidade académica, contribuindo para reforçar a confiança e afirmação da instituição com benefícios para a região e para o País.
    Seguiu-se a homenagem a 21 Presidentes de Junta de Freguesia (com três ou mais mandatos seguidos e consecutivos e ainda em exercício de funções).
    “Passados 16 anos de gestão autárquica, faz todo sentido homenagear estes cidadãos que dedicaram parte da vida ao bem comum, conjuntamente com as equipas e que deixaram marcas de bem-fazer nas freguesias, sendo mais que justo este reconhecimento”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
    Assim, foram homenageados os seguintes Presidentes de Junta de Freguesia: Adriano Rodrigues (Rebordãos), Albino Rodrigo (Rebordaínhos), Amândio Costa (França), Aníbal Afono (Gondesende), Anselmo Martins (Mós), António Pires (Pinela), António Preto (Rio de Onor), Armando Miranda (Serapicos), Carolina Fernandes (Gostei), Domingos Seca (Paradinha Nova), Eduardo Portela (Samil), Ernesto Gomes (Calvelhe), Gualter Garcia (Faílde), Humberto Garcia (Rio Frio), João Rodrigues (Alfaião), João Alves (Baçal), João Fernandes (Macedo do Mato), Paulo João (Rabal), Filipe Caldas (Salsas), Jorge Novo (Santa Maria) e Paulo Xavier (Sé).
    A cerimónia de comemoração dos 549 anos de Bragança Cidade terminou com um espetáculo de elevada qualidade interpretado pela conhecida Teresa Salgueiro e que, no dia 21 de fevereiro, repetiu o espetáculo, oferecido pela Câmara Municipal aos cidadãos que não puderam participar na sessão solene, decisão tomada no âmbito das referidas comemorações.

    em CMB

    ResponderEliminar