08 abril, 2009

Trás-os-Montes recebe primeiro olival super intensivo

O projecto foi promovido em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança


Exibido em 'Portugal em Directo - RTP' de 13-04-2009.

São Pedro de Vale de Conde, na freguesia de Marmelos (Mirandela), foi o local escolhido para acolher o primeiro olival superintensivo em Trás-os-Montes e Alto Douro, plantado no final do mês passado.
No total, são cinco hectares de olival, intensivo e superintensivo, plantado com recurso a cultivares tradicionais e regionais. O objectivo é avaliar a sua utilização nas diferentes práticas de cultivo e contribuir para uma melhoria genética que permita a sua aplicação neste tipo de plantação, mas sem colocar em causa as características do azeite regional.
O projecto será supervisionado por uma equipa multidisciplinar, que terá a seu cargo a implementação de novas métodos de plantação, fertilização, rega, protecção fitossanitária e colheita, entre outros.
Recorde-se que esta iniciativa, que não beneficiou de qualquer tipo de apoio nacional ou comunitário, tem como objectivo a reunir informações que digam respeito à possível instalação ou reconversão de novas formas de produção olivícola na região.
O projecto foi promovido sob a orientação da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e do empresário agrícola José Neves. Esta plantação experimental vem de encontro às teorias defendidas pela AOTAD, que realça a necessidade de investir em projectos que conjuguem as técnicas e instrumentos tradicionais aos inovadores e modernos, como é proposto no Plano Estratégico da Fileira Olivícola da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Publicado no 'Jornal Nordeste' de 07-04-2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário