16 setembro, 2009

823 vagas disponíveis no Instituto Politécnico

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) poderá registar este ano lectivo o maior número de entradas de sempre, estimando-se que nas três fases de ingresso no ensino superior se ultrapassem os 2500 alunos matriculados no primeiro ano. Há três anos consecutivos que o IPB tem conseguido atrair mais estudantes.
Há três anos consecutivos que o IPB tem conseguido atrair mais estudantes. No ano anterior os candidatos colocados ficaram ligeiramente abaixo dos 2500, um número que deverá ser ultrapassado no ano lectivo de 2009-2010, isto segundo as previsões de Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, calculadas com base nas entradas dos anos anteriores.

O presidente considera estarem reunidas as condições para que na segunda e terceira fase sejam colocados muitos mais estudantes, “a que acrescem os oriundos dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e dos Maiores de 23 anos”, frisou. A procura de CET tem aumentado exponencialmente, este ano lectivo há cursos com uma média de cinco candidatos para uma vaga.

Na primeira fase de ingresso no ensino superior foram colocados cerca de mil novos alunos, mas Sobrinho Teixeira considera que este número vai aumentar na terceira fase. Isto porque o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos conseguiu negociar com Direcção Geral do Ensino Superior uma alteração à forma de candidatura na terceira fase que passa a poder ser feita on-line mediante o acesso ao portal das universidades e politécnicos. Até aqui como eram candidaturas locais os estudantes viam-se obrigados a percorrer as instituições em vários pontos do país para se candidatarem. “Esta mudança veio beneficiar as instituições do interior, porque o Politécnico de Bragança é distante das regiões de origem dos nossos alunos, que são do litoral, era desmotivador para os alunos virem cá concorrer, ao poder ser feita on-line torna tudo mais simples”, explicou o presidente.

A direcção estima que a instituição chegue perto da barreira dos sete mil alunos.

Alguns cursos esgotaram as vagas na primeira fase, como os da área de Saúde e a nova licenciatura de Design de Jogos Digitais, que esgotou as 40 vagas disponíveis. Nos antípodas estão cursos como os de Engenharia Agronómica, Florestal ou Zootécnica, todos com apenas dois candidatos. Outros cursos têm uma média de entrada inferior a 10 valores, nomeadamente Marketing, 9,5 e Turismo 9,5.

Publicado em 'O Informativo'.

1 comentário:

  1. Números semelhantes ao ano passado
    IPB espera mais estudantes na terceira fase de ingressos

    O Instituto Politécnico de Bragança quer continuar a aumentar o número de alunos.
    Os resultados das entradas de estudantes da primeira fase de acesso ao Ensino Superior são semelhantes aos do ano anterior.
    Quem o afirma é Sobrinho Teixeira, presidente da instituição.

    O responsável considera que a grande novidade poderá estar na 3ª fase, com a alteração da forma de candidatura, este ano feita através da internet.
    Sobrinho Teixeira considera que o acesso dos maiores de 23, o ingresso em cursos com vertente tecnológica, e os estudantes que optam por tirar uma segunda licenciatura, contribuem em muito para preencher as salas da instituição.
    Na opinião do presidente do Instituto, são estes alunos que cada vez mais "fazem a diferença no global de entradas".
    Nesta primeira fase, a Escola Superior Agrária e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança foram as que tiveram menos ingressos, comparando com os restantes pólos.
    Sobrinho Teixeira justifica esta situação com as médias baixas na disciplina específica de Matemática.
    Sem saber especificar o curso, o Presidente do Instituto menciona que o curso com média mais alta este ano lectivo está relacionado "como é hábito com a Saúde".

    fonte: RBA

    ResponderEliminar