16 setembro, 2009

Plano de contingência prevê aulas virtuais

O Instituto Politécnico de Bragança prevê a possibilidade de aulas virtuais.
Nas vésperas da abertura de mais um ano lectivo, a instituição assegura que teve todos os cuidados de prevenção para o surgimento de uma eventual situação pandémica de Gripe A.

Anabela Martins, Coordenadora do Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante, refere que o Plano de Contingência prevê a possibilidade de aulas à distância através do sistema e-learning.
Esta responsável explica que o plano foi criado com regras estabelecidas de acordo com as indicações da Direcção Regional de Saúde.
Anabela Martins explica que "o plano vai fazer frente a situações de primeiros sintomas" e acrescenta que na eventualidade de haver uma situação grave, o instituto vai estar preparado porque "existe um grupo de trabalho que está sempre disponível para tomar as medidas necessárias".
Mais uma instituição da região preparada para enfrentar uma eventual situação de gripe pandémica.

Publicado em 'RBA'.

1 comentário:

  1. Alunos do IPB com gripe A vão ter aulas à distância

    A poucos dias do início do ano lectivo, o Instituto Politécnico de Bragança já começou a implementar o plano de contingência contra a Gripe A.

    Se houver um número elevado de casos entre alunos e professores a instituição vai recorrer ao sistema de ensino à distância.


    Mas para já, a primeira fase do plano, que já está em marcha, prevê a implementação de medidas preventivas com vista a evitar o contágio da doença.

    São normas de protecção individual relacionadas sobretudo com a lavagem das mãos.


    Além disso vai ser reforçada a higienização de determinados locais como é o caso da cantina e dos bares.

    “Em vez de uma limpeza por dia que costumava ser ao final do dia, vamos passar a fazer três bem como um reforço da higienização das portas, sobretudo dos puxadores, sanitários e mesas” refere a coordenadora do gabinete de imagem do IPB. Além disso também “são solicitados cuidados aos alunos relativamente ao uso de computadores, microscópios e outros equipamentos laboratoriais através da utilização de desinfectantes” acrescenta Anabela Martins.


    As normas da segunda fase vão aplicar-se quando se registarem casos suspeitos de gripe A não só em alunos, mas também professores e funcionários.

    Para tal, cada escola vai ter uma sala de isolamento “para não termos de deslocar as pessoas” explica “e logo que se detectem casos suspeitos podem contactar através de uma linha interna que vai ser divulgada na próxima semana para que sejam encaminhados para as salas de isolamento e aí faz-se o contacto com a linha de Saúde 24” acrescenta. Nessa sala estarão disponíveis máscaras, luvas e desinfectantes.


    A terceira e última fase prevê a implementação de medidas de apoio ao estudo, caso haja um número considerável de doentes, para que os alunos não se desloquem à escola.

    “Vamos fornecer materiais de estudo ou mesmo elementos equivalentes às aulas através do nosso sistema de e-learning que é um sistema de ensino à distância” adianta Anabela Martins. Por outro lado também há “a possibilidade de vir a fazer alterações de aulas caso haja casos de professores infectados”.


    Na segunda-feira o IPB começa a receber os alunos para um novo ano lectivo, com medidas de prevenção contra a gripe A.

    Brigantia

    ResponderEliminar