05 novembro, 2009

Boas-vindas aos caloiros

Desde o ano lectivo 2003-2004 que o Jornal Nordeste publica o Guia do Caloiro, em estreita colaboração com a Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e os dirigentes estudantis das diversas Escolas que compõem esta instituição.

Não se trata de um guia exaustivo, mas de um trabalho que pretende funcionar como um pequeno manual com dicas sobre o comércio e serviços de Bragança, cidade que recebe milhares de alunos oriundos de outras zonas do País. Ao mesmo tempo, pretende-se divulgar as actividades que cada Escola organiza para bem receber os seus novos alunos.
Bares e discotecas dão o mote num guia que não se esquece de eleger restaurantes para jantares de curso ou refeições alternativas à cantina, uma escola de condução para tirares a carta antes de terminar a licenciatura, uma loja onde podes comprar o traje e pasta académica e uma agência imobiliária que te ajudará a encontrar o teu doce lar.
Estes são, aliás, alguns dos sectores de actividade que têm acompanhado o crescimento do ensino superior na cidade de Bragança, considerado um dos motores da economia regional, tantos são os alunos que frequentam o IPB e o número de postos de trabalho criados pela instituição, de forma directa ou indirecta.
Fundado em 1983, o Instituto é formado por cinco escolas, que oferecem 19 cursos de especialização tecnológica (CETs), 40 cursos de licenciatura (1º ciclo) e 26 cursos de mestrado (2º ciclo).
Em 2009, a população estudantil ultrapassou os 6.500 alunos, um número a ter em conta numa região que se debate com os dramas do envelhecimento e da desertificação. O IPB é, assim, uma lufada de ar fresco, bem visível na alegria que transborda pelas ruas da cidade nesta época de praxe e de Semana de Recepção ao Caloiro. Sejam bem vindos!

Publicado no 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário