19 novembro, 2009

Técnicos da escola Agrária alertam para possíveis casos de burla

Sistema inovador pode estar a ser usado para extorquir dinheiro aos criadores
A Escola Superior Agrária de Bragança alerta os produtores de gado da região que há pessoas que podem estar a fazer passar-se por técnicos para extorquir dinheiro aos criadores.

Segundo chegou ao conhecimento dos verdadeiros técnicos, numa visita de rotina a aldeias do concelho de Mirandela, terá havido três tentativas de burla.
A escola Agrária é parceira do projecto de marcação de animais por GPS no distrito de Bragança.
O projecto do qual os burlões se estariam a aproveitar, para chegar junto das pessoas e pedir dinheiro pelo serviço.
No entanto, Álvaro Mendonça, professor da escola agrária, explica que há três pontos fundamentais que caracterizam os verdadeiros técnicos: têm sempre um crachá com o símbolo da Agrária, estão acompanhados por um elemento da junta de freguesia e nunca pedem dinheiro. "Para fazer esse trabalho de marcação de GPS das explorações temos dois engenheiros que vão às aldeias mediante a cobertura de um edital enviado pela direcção geral de veterinária", acrescentando "as pessoas vão acompanhadas por um elemento da Junta ou alguém que a Junta designe".
Os responsáveis da escola Agrária já avisaram a GNR. Ninguém sabe ao certo, como ocorreram as burlas, mas Álvaro Mendonça refere que é a primeira vez que têm conhecimento de uma situação semelhante.
O projecto de marcação de animais por GPS, foi implementado há três anos.
Serve para localizar possíveis casos de doença, e pode revelar-se bastante útil num cenário de epidemia.
É um projecto Internacional, cujos parceiros são a Junta de Castilla e Léon, a Direcção Nacional de Veterinária e a Escola Superior Agrária de Bragança, que tem dois técnicos a fazer o trabalho de campo.
Estes dois profissionais andam sempre devidamente identificados, por isso a Escola Superior Agrária deixa o alerta para eventuais casos de burla.

Publicado em 'RBA'.

Sem comentários:

Enviar um comentário