10 dezembro, 2009

Projectos de alunos do IPB vão decorrer na comunidade

Três projectos desportivos idealizados por alunos do Instituto Politécnico de Bragança vão sair do papel e ser concretizados junto da comunidade.

Os trabalhos estiveram ontem a votação.
Só um foi escolhido, mas há dois que já estão a ser apoiados por câmaras municipais.

Ao todo eram sete os projectos postos a votação e idealizados pelos alunos do 2º ano do curso de Desporto.

O vencedor vai envolver cerca de 200 crianças do primeiro ciclo do ensino básico e os seus pais, pois ele pretende unir a família em torno do desporto e de uma alimentação saudável, como explica Carla Mendes, porta-voz do grupo vencedor deste concurso.

“Vamos fazer actividades relacionadas com atletismo. Também vamos ter os alunos de dietética a fazer a promoção de bons hábitos alimentares, o que, em parceria com a prática desportiva, promove boas relações, não só a nível pessoal como social. E para agradar a outro público alvo, os pais, vai haver jogos tradicionais, danças e pinturas faciais.”

Esta actividade está marcada para o dia 5 de Junho.
No entanto, outro projecto apresentando deverá também ser realizado por essa altura, para as comemorações do Dia Mundial da Criança, e com o apoio da câmara de Bragança, como adianta Carla Rocha Araújo, docente da disciplina de “Organização de Eventos Desportivos”.

“é mais uma filosofia dos Jogos Sem Fronteiras, mas adaptados ao mundo desportivo, com atletismo, futebol. É um projecto vocacionado para crianças do primeiro ciclo. Vai ser no Dia da Criança. Já conseguiram o apoio da câmara, que gostou do projecto.

Há ainda um terceiro projecto que é apoiado pela câmara de Macedo de Cavaleiros e que já vem sendo realizado nos últimos anos, com desportos de aventura na Albufeira do Azibo.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. Actividades vão ser realizados junto das comunidades
    Curso de desporto do IPB organiza três novos projectos desportivos


    Há três novos projectos desportivos criados para a comunidade da região. São organizados por alunos do curso de Desporto do Instituto Politécnico de Bragança.
    Os discentes do segundo ano de desporto do IPB, apresentaram ontem sete projectos que foram sujeitos a votação.
    Dos três aprovados, dois vão ser apoiados pelos municípios de Bragança e Macedo de Cavaleiros

    Carla Mendes , porta-voz de um dos grupos vencedores explica que o projecto que está a representar pretende unir pais e filhos em torno do desporto e de uma alimentação saudável. “Vamos fazer actividades relacionadas com atletismo. Vão haver actividades lúdicas e desportivas que visem esses valores. Também vamos ter os alunos de dietética a fazer promoção de bons hábitos. O que, em parceria com a prática desportiva, promove boas relações, não só a nível social como pessoal. Os pais vão fazer também jogos tradicionais, danças e pinturas faciais”.
    A docente da disciplina de “Organização de Eventos Desportivos”, Carla Araújo, refere que dois dos projectos estão direccionados para as crianças.
    Um pretende unir a família em torno do desporto e o outro é “mais uma filosofia dos Jogos sem Fronteiras, mas adaptados ao mundo desportivo ”. Carla Araújo diz que ”um dos projectos que saíram vencedores é um projecto que está virado para as crianças do primeiro ciclo, vai ser realizado no dia da criança.”
    Celina Gonçalves, júri do concurso refere o porquê da escolha dos projectos vencedores. “Os alunos fizeram um estudo de viabilidade no concelho de Bragança. Os projectos seleccionados são viáveis e têm adesão por parte do público alvo escolhido. Com estes projectos os elementos do departamento de desporto vão estar envolvidos, as actividades também vão evidenciar e o curso todo vai estar envolvido”, adianta Celina Gonçalves.
    O terceiro projecto apoiado pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros é um evento que já tem sido realizado nos últimos anos, com desportos de aventura na Albufeira do Azibo.
    fonte: RBA

    ResponderEliminar