05 julho, 2010

Azibo Challenger 2010

Três dias de muitos desafios na praia do Azibo

Exibido em 'LocalvisãoTV'.

2 comentários:

  1. Azibo Challenger
    IPB promove actividades desportivas na Albufeira do Azibo
    Começa hoje, em Macedo de Cavaleiros, a 4ª edição do Azibo Challenger. Os participantes têm pela frente diversas actividades desportivas durante três dias. Adrenalina, aventura e espírito de equipa são fundamentais para a prova.


    Provas de orientação pedestre, canoagem, natação, BTT ou voleibol são algumas das actividades que os participantes vão ter que passar.
    Este ano há duas novidades a introdução do beach ténis e do bitoque rugby.
    A Albufeira do Azibo serve mais uma vez de palco ao Challenger já que permite a pratica dos desportos aquáticos e terrestres como explica Miguel Monteiro, docente da disciplina de desportos natureza do IPB:

    “É um local com condições naturais excelentes. Permite a organização de actividades quer terrestres quer aquáticas”.

    O objectivo principal da actividade é incutir o espírito de grupo aos participantes:

    “O que nos interessa é a competição, mas não a competição por competição mas sim pelo espírito de inter-ajuda. Um exemplo é a prova de orientação onde só quando chegam os cinco elementos é que é contabilizado o tempo”.

    O limite de inscrições é de 20 equipas, cada uma com cinco elementos e destina-se a todos os que gostem de desporto ao ar livre e natureza. Miguel Monteiro deixa uma recomendação aos participantes, “respeitar o meio ambiente”.

    Todos os participantes devem levar bicicleta e capacete, fato de banho, tenda de campismo, lanterna e saco cama.
    A 4ª edição do Azibo Challenger começa amanhã e termina domingo. Conta com a organização do departamento de desporto do IPB e a colaboração da Autarquia de Macedo de Cavaleiros e do Inatel.

    em RBA

    ResponderEliminar
  2. Challenger no Azibo
    Terminou com saldo muito positivo o Challenger Azibo 2010, um desafio aventura com inúmeras actividades de ar livre destinadas ao público em geral, organizado no âmbito da disciplina de Desportos de Natureza do 3º ano do Curso de Desporto da Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB).

    Apesar de este ano se ter notado uma diminuição na participação, com menos três equipas do que o ano passado, e com os participantes a baixar de 90 para 40, aumentaram as inscrições a nível individual. Miguel Monteiro, docente da ESEB, referiu que a avaliação final é positiva, e que algumas ausências se explicam pelo facto de os estudantes ainda estarem em época de exames.

    O Challenger atrai cada vez mais estudantes, que procuram o contacto com a natureza.

    O evento teve lugar este fim-de-semana na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, é ambição da organização que no futuro venha a ter uma maior repercussão na região. A ideia é promover a prova fora do distrito para captar mais visitantes. “O Azibo tem tudo, tem todas as condições para continuar, as pessoas já conhecem a zona, os próprios estudantes transmitem aos colegas. Os eventos são uma porta de ligação em Trás-os-Montes”, referiu Miguel Monteiro. Para o docente aquela albufeira tem as condições necessárias para a prática de vários desportos, porque tem a montanha, indicada para caminhadas e BTT, e a água para as actividades náuticas. “Além disso as praias têm bandeira azul”, realçou. Pedro Osório, um dos estudantes envolvidos na organização, explicou que se trata do quarto ano em que se realiza o evento e que os resultados têm sido bons. “Cada vez vêm mais as pessoas de fora, do Litoral, procuram a natureza e vêm cá para fazer este tipo de actividades, já tivemos equipas de Lisboa e até do Algarve”, frisou. O Challenger cada vez atrai mais gente, nomeadamente jovens estudantes, que procuram o contacto com a natureza.
    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar