08 julho, 2010

IPB abre o primeiro curso internacional

Nova licenciatura em Gestão de Negócios Internacionais vai implicar a mobilidade dos alunos durante os 3 anos do curso
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) abre a primeira licenciatura internacional em Gestão de Negócios Internacionais. Esta é uma aposta da instituição para reforçar a estratégia de internacionalização e, ao mesmo tempo, permitir aos estudantes o contacto com novas realidades que poderão abrir novos oportunidades de emprego.

Durante os 3 anos da licenciatura os alunos do IPB vão estudar em países com os quais foram estabelecidos protocolos de cooperação e Bragança também vai receber estudantes oriundos desses países. “ É um curso europeu, que resulta de uma parceria entre o IPB e instituições de ensino de 5 países, nomeadamente Alemanha, Reino Unido, Polónia, Lituânia e Roménia”, explica o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira.
Esta licenciatura arranca já no próximo ano lectivo, com 20 vagas. “O 1.º ano vai ser passado em Bragança, sendo o 2º e 3º anos feito num país estrangeiro. Nós também vamos receber cá alunos e as aulas serão dadas em inglês, para facilitar a comunicação entre todos”, constata o responsável.
Os alunos que ingressarem nesta licenciatura vão receber apoio financeiro no âmbito do programa Erasmus para frequentarem um ano lectivo no estrangeiro, o outro terá que ser custeado pelos próprios estudantes.

Cursos em horário pós-laboral vão começar a receber alunos já no próximo ano lectivo

“Esses alunos irão ficar com uma valorização acrescida perante o mercado de trabalho, pelo background que conseguirão alcançar ao circular por todos esses países”, enfatiza Sobrinho Teixeira.
No próximo ano lectivo, o IPB também vai arrancar com duas licenciaturas em horário pós-laboral. Educação Social, na Escola Superior de Educação, e Gestão, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, abrem com 25 vagas cada curso.
O objectivo desta oferta é, segundo o presidente do IPB, contribuir para a qualificação dos trabalhadores e resulta de um contrato que foi assinado entre as instituições de ensino superior e o governo, que prevê a abertura de cursos em horário pós-laboral.
“Esperamos que esses cursos sejam atractivos e que haja um público trabalhador que se queira qualificar, para ampliarmos este regime no ano subsequente e também na cidade de Mirandela”, realça Sobrinho Teixeira.
Ao nível da especialização tecnológica, Torre de Moncorvo também recebe mais um curso já no próximo ano lectivo.
Publicado em 'Jornal Nordeste'.

1 comentário:

  1. IPB com licenciatura inovadora partilhada com cinco países europeus
    O Instituto Politécnico de Bragança vai abrir no próximo ano um curso internacional, partilhado com mais cinco países da União Europeia.

    O presidente da instituição, Sobrinho Teixeira, diz que é um projecto inovador que faz parte da aposta na internacionalização do IPB.

    Será uma licenciatura em Gestão de Negócios Internacionais.

    “É um curso europeu, uma parceria entre cinco países (Alemanha, Reino Unido, Polónia, Lituânia e Roménia, juntamente com Portugal), em que haverá uma entrada de 20 alunos. Ficarão um ano em Bragança e os segundo e terceiro anos serão nesses países. Em contrapartida, também receberemos alunos desses países. As aulas serão em inglês”, revelou.

    Os alunos terão ainda a possibilidade de ter acesso a apoios num dos anos em que estudarão fora do país.

    “Num primeiro ano, os alunos estão numa situação normal. No ano seguinte, vamos financiar através do antigo programa Erasmus, um ano da sua estadia no estrangeiro. O terceiro terá de ser suportado pelos próprios alunos”, explicou.

    Para além disso, também a aposta nos Cursos de Especialização Tecnológica, que este ano vão ter 650 vagas, será reforçada.

    Sobrinho Teixeira revela que abrirá um novo curso em Mogadouro, em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário.


    “Em Mogadouro iremos implementar mais um curso que esperamos que seja um sucesso e em Moncorvo manteremos os dois que existem, para tornarmos a região de Bragança numa das mais qualificadas a nível nacional.”

    Para além destes, recorde-se que também no próximo ano lectivo vai abrir um outro curso em Fitofarmácia e Plantas Medicinais, na Escola Superior Agrária.

    Na calha está ainda uma licenciatura em arquitectura paisagista que, contudo, só deverá iniciar-se em 2011.
    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar