18 março, 2011

Conferência da EARMA traz 300 gestores de ciência a Bragança

Conferência Anual realiza-se pela segunda vez em Portugal, de 22 a 24 de Junho
Três centenas de gestores ligados a investimentos na ciência de todo o mundo são esperados em Junho, em Bragança, numa conferência anual que, em 17 anos, se realiza pela segunda vez em Portugal.

Trata-se da Conferência Anual da European Association of Research Managers and Administrators (EARMA), que decorre de 22 a 24 de Junho, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

A EARMA é uma organização internacional de administradores e gestores de ciência com mais de 300 membros individuais e 80 membros institucionais, ligados a uma rede de mais de mil pessoas envolvidas na gestão da investigação e da administração científica em toda a Europa.
Depois de Faro, Bragança é a segunda cidade portuguesa a ser escolhida para receber a iniciativa, a que se candidataram mais duas cidades europeias, Dublin (Irlanda) e Viena (Áustria), segundo José Mário Leite, director adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência e membro da direcção da EARMA.

Esta associação foi criada em Janeiro de 1995 com o objectivo de promover a eficácia da investigação europeia, zelando pela maximização do impacto de todo e qualquer investimento na área da investigação, procurando trazer resultados em benefício da sociedade e do desenvolvimento. Trabalha para reforçar a sua posição na Europa como parceiro dos financiadores, decisores políticos, redes nacionais e internacionais e associações da área científica.

Na conferência anual em Bragança, vão estar em discussão, entre outros temas, segundo Mário Leite, a gestão dos dinheiros públicos em ciência e o oitavo quadro comunitário de apoio que os gestores e administradores desta área acreditam “vai trazer um aumento do investimento em ciência”.

Portal Welcome Nordeste

Embora a exercer funções em Lisboa, José Mário Leite é transmontano e espera que a região “consiga aproveitar este evento para se projectar lá fora e tirar proveitos turísticos”. Daí, a organização da conferência ter acabado de lançar um portal na Internet, o “WELCOMNORDESTE”, para promover a iniciativa, mas também como espaço de “pré-conferência” para interessados que ali poderão encontrar o programa, iniciativas marcadas, entrevistas e intervenções de membros da organização.

O portal permitirá, em simultâneo, divulgar a região, estando aberto à participação das entidades e agentes locais, que têm ainda ao dispor para promoção da região uma revista que irá dando conhecimento aos participantes da preparação da conferência.
Publicado em 'CiênciaHoje'.

Sem comentários:

Enviar um comentário