15 março, 2013

Centro Europe Direct de Bragança vê nova candidatura aprovada


A funcionar desde 2004, o Centro Europe Direct de Bragança viu aprovada a candidatura por mais cinco anos.
Instalado na Escola Superior Agrária, este espaço já divulga informação europeia desde 1998, altura em que integrou a rede constituída pela União Europeia para divulgação de informação rural.
A coordenadora do Centro de Bragança, Sílvia Nobre, assegura que este é um espaço aberto à comunidade que fornece todo o tipo de informação sobre a União Europeia. “Somos um espaço aberto ao público. Quem quiser pode dirigir-se aqui e vir ver o que há aqui à disposição sobre informação Europeia. Temos muito material de divulgação para a comunidade em geral e também para as escolas, muitas vezes é material lúdico, que serve também para informar”, realça a condenadora do Centro.
Este é também um espaço que pesquisa e prepara informação específica em vários domínios da acção da União Europeia sempre que esta seja solicitada. Sílvia Nobre dá alguns exemplos. “Se um indivíduo tenciona ir trabalhar ou estudar noutro país da União Europeia, que direitos é que tem, como é que pode fazer os descontos para a segurança social, se for o caso. Como é que pode usufruir de cuidados de saúde. Este tipo de funcionalidades que pode tornar viável ir ou então não ir, nós estamos em condições de poder informar. Mesmo que não tenhamos na altura toda a informação, fazemos os possíveis para a encontrar”, garante Sílvia Nobre.
A coordenadora do Centro destaca, ainda, a importância da União Europeia ao nível do desenvolvimento regional. “Há alguns mecanismos que podem fazer a diferença na vida quotidiana dos cidadãos e que fazem já a diferença. Todo o desenvolvimento regional que existe nos mais diversos pontos do País em parte foi financiado por fundos comunitários, constata a responsável.
O Centro Europe Direct de Bragança aberto à comunidade para disponibilizar informação actualizada sobre a União Europeia.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário