Autarcas, instituições de ensino superior e empresas assinaram este sábado uma carta de compromissos para o desenvolvimento da região.
Esta é uma iniciativa inédita no País que une nove instituições. Com o novo quadro comunitário à porta esta é uma estratégia para ganhar escala e facilitar o acesso a apoios fundamentais para potenciar o desenvolvimento e criar riqueza em Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes explica que esta carta significa um compromisso entre várias entidades transmontanas. Pedro Passos Coelho afirma que esta carta é um exemplo pioneiro para o acesso a fundos comunitários, que espera agora que sejam melhor aplicados.
O Instituto Politécnico de Bragança é um dos parceiros deste acordo. O presidente do IPB não tem dúvidas que estando o próximo quadro de apoio virado para a Economia e competitividade é fundamental canalizar dinheiro para a criação de emprego na região transmontana.
Sobrinho Teixeira lembra que a região tem sido prejudicada nos quadros comunitários anteriores e por isso defende que os transmontanos têm direito ao mesmo investimento per capita do que os alentejanos.
A assinatura desta carta de compromissos pioneira no País decorreu este sábado em Vila Real e contou com a presença de Pedro Passos Coelho.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.
Sem comentários:
Enviar um comentário