09 junho, 2010

Cliente Mistério pode ser oportunidade de negócio em Trás-os-Montes

O mistério pode ser uma forma de ajudar o comércio do interior transmontano a combater a crise.

O cliente mistério Confunde-se com o cidadão comum, comprador no supermercado do bairro ou da loja de informática do shopping, mas é quase um agente secreto ao serviço dos próprios donos, com o objectivo de avaliar o serviço prestado pelos seus empregados nas suas lojas.
“Serve sobretudo para identificar oportunidades de formação, falhas graves em termos de serviço de retalho e sobretudo competências de venda e atendimento por parte operadores” explica Manuel Forjaz, director de uma das empresas que se dedica a esse mundo.

Este especialista esteve em Bragança a dar um curso, inserido nas primeiras jornadas de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
E está convencido que no Nordeste Transmontano há um enorme potencial de negócio.
“Estou convencido que o retalho local está muito longe desta realidade do cliente-mistério” refere.

Manuel Forjaz sublinha que ser Cliente Mistério é uma boa oportunidade para os alunos que agora terminam os seus cursos. “Eu tenho 10 mil clientes mistério e em Bragança sou capaz de ter dois” por isso “a prestação de serviços às grandes empresas de Lisboa que normalmente não têm redes locais de apoio é uma das áreas onde estes jovens pode constituir o seu negocio e criar a sua própria fonte de riqueza” sugere.
Até porque o distrito de Bragança ainda recorre pouco a esta ferramenta, sobretudo, por falta de concorrência entre os comerciantes.

Ideias expressas nas primeiras jornadas de Gestão, que ontem terminaram no IPB.
E para Daniel Andrade, da organização, esta poderá ser uma forma de os alunos que agora chegam ao mercado de trabalho poderem obter alguns rendimentos.
“Pode ser uma forma de os alunos tentarem ganhar algum dinheiro enquanto estão cá a estudar, tendo algum tempo disponível” afirma.

Há dez anos, em Portugal, apenas cinco por cento das maiores empresas recorriam aos clientes mistério.
Actualmente são mais de metade aquelas que o fazem.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

02 junho, 2010

La ULE estudiará la calidad de vida de los mayores hispanolusos

De los 2,3 millones de euros del proyecto para el que se ha solicitado subvención europea, la ULE aporta 358.000

El rector de la Universidad de León, José Ángel Hermida, firmó ayer los documentos que formalizan la participación de la ULE en un proyecto transfronterizo hispanoluso que, en el caso de ser aprobado, pretende estudiar las condiciones de los ancianos del medio rural de Zamora y la región portuguesa de Tras Os Montes.

Por parte del país vecino ha firmado la carta de solicitud el profesor André Novo Pinto, del Instituto Politécnico de Bragança. El objetivo general de este proyecto es hacer un estudio de la situación Social, Sanitaria y Funcional de las personas mayores y de sus cuidadores que viven en la zona rural, en el medio familiar de los municipios fronterizos zamoranos y de Tras Os Montes. Se pretende desarrollar un plan de actuación para llevar a cabo un programa integral de mejora de las condiciones que conduzcan a un avance en la salud y calidad de vida de los ancianos y de sus cuidadores de estas zonas. Son socios en este proyecto el Instituto Politécnico de Bragança, la Administración Regional de Salud del Norte (Tras Os Montes) de Portugal, la Gerencia de Atención Primaria de Zamora y la Universidad de León.

El importe solicitado para este proyecto asciende a 2.338.424 euros. De esta cantidad, 358.044 corresponderían a la participación de la Universidad de León. Estas cantidades serán financiadas, una vez que obtengan el vito bueno, por los Fondos Feder, en el marco del Programa de Cooperación Transfronteriza de España y Portugal.

La Universidad de León participa con investigadores del Instituto de Biomedicina (Ibiomed) de la ULE (José Antonio de Paz y Javier González-Gallego), y se encargará de la evaluación física funcional de estas personas, el diseño y desarrollo de las acciones conducentes a mejorar el nivel de condición y actividad física con el objetivo de disminuir los riesgos para la enfermedad y la mejora de la calidad de vida.

Publicado em 'Diario de Léon'.

Ritmos africanos

Homenagem a "Tony" na semana africana do IPB

Exibido em 'LocalvisãoTV'.

"África Minha"

Homenagem póstuma ao fundador da Associação dos Estudantes Africanos em Bragança
De 25 a 30 de Maio, realizou-se a Semana de África 2010, promovida pela Associação dos Estudantes Africanos em Bragança (AEAB).
No sábado, o dia maior, aconteceu a final do torneio de futebol, vencido, desta feita, pela Associação de Estudantes Africanos de Coimbra, enquanto que, no futsal feminino, vencei a AEAB. À semelhança do ano passado, jantou-se na cantina do IPB, onde alunos, público em geral e convidados puderam apreciar as iguarias de origem africana.
Depois do jantar, decorreu uma performance teatral, "Viagem", a reflectir sobre o "espírito evasivo do povo africano", um Sarau Cultural com música e dança e a entrega dos troféus. A finalizar a cerimónia, um momento solene de homenagem póstuma a António Matos, onde estavam presentes dois dos seus familiares, o filho Pedro, e a sua mãe, Alda Matos.
"Foi uma grande perda para a comunidade africana. Ele era a muleta para muitos estudantes, a quem apoiava incondicionalmente. Agora, terão de ser os alunos a seguirem em frente com a vida, a associação e os eventos", declara a viúva de António Matos, que ainda, conseguiu concluir o curso de Animação e Produção Artística, antes de falecer, em Janeiro último.
O presidente recém-eleito da AEAB, Natalino Andrade, faz um balanço positivo da Semana Africana e transmite um dos objectivos mais importantes do seu mandato, alterar a data das eleições para o inicio do ano lectivo.
"Foi graças a pessoas como o Tony, que certas barreiras foram quebradas", evidencia o responsável, oriundo da Cidade da Praia, na ilha de S. Tiago (Cabo Verde). "Para mim, esta é a cidade ideal para qualquer estudante! É barata, tem bom ambiente e óptimas condições de estudo", termina Natalino Andrade.
Publicado no Jornal 'Nordeste'.

14 maio, 2010

160 milhões de euros para a Região Demarcada do Douro

Parque de ciência e tecnologia do IPB e da UTAD pode beneficiar com investimento
A região do Douro vai receber 160 milhões de euros, para investir no Turismo, centros escolares e requalificação urbana, além da rede de competitividade Douro Alliance, o novo hospital de Lamego e o parque da Ciência e Tecnologia.

Os fundos são atribuídos pelo programa ON.2 O Novo Norte, através de fundos comunitários. A informação foi avançada pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Carlos Laje enumera os projectos em vista e os custos que, somados, atingem os 160 milhões de euros: “no que diz respeito ao sistema escolar da Região Demarcada do Douro, está em execução um conjunto de investimentos, financiados pelo programa operacional regional, de 20 milhões de euros. No que respeita à regeneração e reabilitação urbana, para os centros urbanos dos 19 municípios [da região demarcada], estão já afectados 45 milhões de euros”. A este valor acresce o da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação, a Douro Aliance, de 12 milhões de euros, e a construção do hospital de proximidade de Lamego que conta com um investimento de 20 milhões de euros comunitários. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança representa ainda um investimento de 10 a 15 milhões de euros, se aprovado. “Tudo isto somado representa 160 milhões de euros”, explicou o responsável.
Carlos Lage espera ainda que o turismo permita suavizar os números do desemprego na região. De salientar que as dormidas no Norte aumentaram 12, 6 por cento entre Março de 2009 e Março deste ano e que no período entre 2005 e 2009 a zona registou o maior crescimento médio de dormidas do país, com 5,7 por cento ao ano.
Publicado em 'RBA'.

PSP aplaude mais civismo na Semana Académica

A PSP de Bragança registou este ano menos ocorrências relacionadas com a Semana Académica.

Segundo o comandante houve, no entanto, mais um automobilista com álcool no sangue do que em 2009.
“Em termos rodoviários, a PSP registou apenas quatro acidente, todos eles ligeiros e só com danos materiais” adianta Amílcar Correia,. Quanto à fiscalização “submetemos ao teste de álcool 157 condutores, foram registadas sete contra-ordenações, uma delas crime”.

Mas foram ainda registadas três participações relacionadas com desacatos provocados por estudantes.
“Uma foi por ofensas corporais simples no interior do NERBA no decorrer do espectáculos. Foi um desentendimento entre dois utentes e a segurança privada no local” explica o comandante. Houve também uma situação de “danos num autocarro da câmara municipal que fazia o transporte dos estudantes para o NERBA e ainda uma participação por danos em mobiliário urbano” acrescentam salientando no entanto, que “de uma forma geral a Semana Académica correu bastante bem sobretudo em termos de civismo”.

No entanto, o comandante da PSP de Bragança aproveita para deixar ainda um recado à Associação Académica do Instituto Politécnico da cidade relacionado com o desfile académico.
“Acho que ainda não atingiu a dignidade que a cidade e a população de Bragança merece, pela decoração dos carros e a critica social que é própria da comunidade académica”. Por isso entende que “deve esforçar-se por conseguir a adesão da população de Bragança para o desfile, o que não tem conseguido”.

Tal como no ano passado, também este ano não houve acidentes com vítimas durante a Semana Académica de Bragança, que terminou na passada segunda-feira.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.