21 julho, 2008

Kwanza Sul: Escola Superior Agrária disponibiliza 180 vagas

AngolaPress
IPB em Angola

Sumbe, 18/04 – A Escola Superior Agrária do Kwanza Sul inicia segunda-feira, no Sumbe, as inscrições dos primeiros estudantes da instituição, com um total de 180 vagas nas disciplinas de gestão agrária, zootecnia e agronomia, para formação de quadros ao nível de bacharelado.
Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o director da escola, Manuel Octávio Spinola, adiantou que a seguir as inscrições os candidatos serão submetidos a exames de admissão, para a posterior poderem ocupar as vagas disponíveis pela instituição, cujas aulas deverão começar em Maio.
Segundo Manuel Octávio Spinola, para os três cursos estão disponíveis 60 vagas cada. A escola, adiantou, possui sete salas de aula e um quadro docente constituído por 11 professores locais, mais nove de nacionalidade cubana e outros, sem precisar o número, no âmbito da cooperação com a Escola Agrária de Bragança (Portugal).
A instituição definiu como áreas prioritárias a docência e a componente de investigação sobretudo no domínio vegetal, para dotar os formandos com maiores conhecimentos práticos. Neste sentido, contam com três laboratórios devidamente apetrechados com equipamentos de Anatomia, Biologia e Química, bem como 800 hectares de terras aráveis.
A Escola Superior Agrária do Kwanza Sul é um projecto do Governo desta província que tendo em conta as potencialidades agrárias da região tomou a iniciativa de formar quadros para uma melhor gestão das terras existentes e torná-la num pólo de desenvolvimento e apoio a famílias camponesas. A província conta, a partir deste ano, com um instituto médio agrário no município da Cela, onde estão a ser ministrados cursos de recursos florestais, auxiliar pecuário, produção vegetal e gestão agrícola, com mais de 300 estudantes.
A construção da infra-estrutura, com capacidade para mil e 200 alunos, começou em Junho de 2007, terminou em Fevereiro deste ano e esteve a cargo da empresa chinesa CAMCOM Internacional. A criação da Escola Superior Agrária do Kwanza Sul consta do decreto número 33/07 de 24 de Maio de 2007, do Conselho de Ministros com o objectivo fundamental do ensino, investigação e apoio à comunidade. O seu quadro orgânico está constituído por 13 funcionários.

Publicado em 'AngolaPress'.

Sem comentários:

Enviar um comentário