23 julho, 2008

Caloiros com mais informações

Associação Académica do IPB tomou posse na semana passada e já tem alguns projectos em vista

Defender os alunos e acreditar mais no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) são alguns dos objectivos do novo presidente da Associação Académica (AAIPB) daquele estabelecimento de ensino, Bruno Miranda.

O responsável, que tomou posse na passada quinta-feira, juntamente com os restantes elementos que compõem os corpos sociais, acredita que “o IPB tem todas as condições e credibilidade para ser um dos melhores institutos do País e para formar profissionais responsáveis”. Assim sendo, a AAIPB visa prestar um maior apoio e orientação aos estudantes, nomeadamente aos que chegam pela primeira vez a Bragança ou Mirandela, através da criação de um site com um variado leque de informações sobre a região. “É um projecto para fazermos uma boa recepção aos caloiros”, explicou Bruno Miranda.

O site, que deverá entrar em funcionamento já no mês de Setembro, disponibiliza dados sobre habitações e quartos para alugar, entre outros. “Trata-se de um instrumento de apoio aos novos alunos, que terá informações sobre as casas, como a quantidade e qualidade das mesmas”, sublinhou o novo presidente da AAIPB.
Assim, esta associação entrará em contacto com proprietários de habitações e imobiliárias, de modo a celebrar alguns acordos que visem facilitar a integração dos estudantes. Esta medida integra-se na política adoptada pelos novos dirigentes associativos, que pretendem promover uma aproximação entre os alunos e a AAIPB. “Queremos que se sintam em casa e que, quando tenham algum problema, recorram à Associação Académica”, sublinhou Bruno Miranda.

A realização de diversos eventos ao nível cultural e social, além das Semanas do Caloiro e Académica, é outra das metas do responsável, que prevê a criação de uma noite tradicional, em que se darão a conhecer produtos da região. “Queremos que os alunos possam ter contacto com fumeiro, bebidas, tradições e jogos típicos, entre outros”, informou o dirigente.

Publicado no jornal 'JornalNordeste '.

1 comentário:

  1. Associação Académica prepara sede

    Reside em Quintanilha (Bragança) e é presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB) há 3 meses. Finalista de Engenharia Civil, Bruno Miranda empunha a bandeira da defesa dos alunos, seja no ensino ou a nível social ou cultural.

    Prova disso é “o serviço de informação aos novos alunos sobre os quartos disponíveis para arrendamento, no sentido de garantir a qualidade e facilitar aos novos colegas a chegada e integração nesta cidade”, explicou o dirigente.
    Com esta iniciativa, a AAIPB quer facilitar a tarefa dos senhorios na divulgação dos seus quartos, permitindo que a informação chegue aos destinatários de forma rápida, através do site www.academica.ipb.pt.
    Um problema no servidor informático adiou a implementação do sistema, “mas em breve já estará disponível”, garante o responsável.
    Previsto está, também, o fornecimento de fotocópias com informação detalhada de quartos disponíveis para arrendamento. Assim, os proprietários interessados em disponibilizarem a oferta através deste meio, deverão contactar AAIPB pelo telefone 273 313101.
    Para os senhorios que não queiram usar este sistema, o IPB disponibilizará um placard de afixação única junto aos Serviços Académicos, pelo que as ofertas não devem ser feitas nenhum outro local da instituição.
    Se tudo correr como previsto, a Associação inaugurará uma nova sede no próximo mês de Maio, dando início a um novo ciclo na vida da Academia.
    “Finalmente vamos ter uma sede com todas as condições, tanto para a Associação Académica, como a outras Associações e Núcleos do IPB”, considera o dirigente.
    Antes da “casa nova”, a Associação já conseguiu, em regime de permuta de serviços, adquirir uma carrinha de 9 lugares que está ao serviço de toda a comunidade estudantil. “Qualquer Associação, Núcleo ou Tuna que necessite pode requisitar a carrinha, mediante a assinatura de um termo de responsabilidade”, explicou Bruno Miranda.
    A criação duma fanfarra académica e de um grupo musical para promover o nome do IPB são outros dos projectos que estão a ser trabalhados pela AAIPB. “Vamos ver se a fanfarra está pronta para acompanhar o cortejo da Semana do Caloiro”, revela o responsável.

    ResponderEliminar