24 outubro, 2008

IPB quer fazer de Bragança o distrito mais qualificado

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, quer transformar o distrito de Bragança no mais qualificado do país.
Um desafio anunciado, ontem, em Torre de Moncorvo, durante a abertura do ano lectivo dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s).

“Este ano tivemos a maior entrada de sempre em termos de número de alunos” refere o presidente da instituição acrescentando que a aposta nos CET’s é outro factor já que “a grande maioria dos alunos destes cursos vão depois ingressar no IPB”.
De resto, Sobrinho Teixeira entende que só com a qualificação dos adultos no activo é que será possível aproximar Portugal da média europeia.

“Nos próximos anos não é possível conseguir estreitar o fosso dos 10,9% de trabalhadores no activo com formação superior em relação aos 25% de média da União Europeia esperando que isso seja conseguido apenas através do aumento do numero de jovens no ensino superior” defende Sobrinho Teixeira. “A requalificação do público adulta também tem de ser feita” acrescenta e “só assim é que podemos tornar o distrito de Bragança numa das regiões mais qualificada do país em termos de formação superior”
Ontem, abriu o ano lectivo para cerca de uma centena de alunos divididos por quatro Cursos de Especialização Tecnológica fora da capital de distrito, dois em Moncorvo: Vitivinicultura e Turismo; e outros tantos em Mogadouro: Desenvolvimento de Produtos de Multimédia e Treino Desportivo de Jovens Atletas.
Entretanto, o presidente da Câmara de Moncorvo, Aires Ferreira, anunciou, ontem, que tenciona recuperar a antiga cadeia local para aí colocar a funcionar aqueles cursos. “a câmara pagou quase 90 mil euros com o objectivo de ser um pólo do IPB e enquanto isso não for concretizado a antiga Direcção-Geral do Património do Estado pode exercer o direito de reversão e por isso propomo-nos recuperar o edifício para ali instalar os CET’s” refere o autarca.
Outro objectivo da autarquia de Moncorvo é a adaptação de um edifício antigo, próximo do edifício da Câmara, a uma residência de estudantes.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento vai promover nos dias 20 e 21 de Fevereiro, em Bragança uma Formação de 16 horas sobre “Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso”.

    Esta Formação inclui vários módulos sobre a organização de lares, dos quais se destacam a organização do trabalho e a ocupação e lazer. A Formação é também uma forma de discutir os procedimentos, as estratégias e o planeamento da actividade neste género de estruturas passando por alguma desconstrução dos actuais modelos e levantando questões de importância relevante que nos permitem reflectir sobre o trabalho dos técnicos e especialmente dos gestores/directores/administradores.

    A Formação é feita num modelo informal, expositivo com alguma inter-actividade e limitada ao tempo de 16 horas. Irá realizar-se na Escola Superior de Enfermagem de Bragança no horário 9-13 horas e 14-18 horas nos dois dias. È especialmente destinada a Licenciados em Ciências Sociais e Humanas, Enfermeiros, Gestores e Administradores de Lares. A inscrição pode ser reservada através do envio de um mail para associacaoamigosdagrandeidade@gmail.com com a indicação do nome e do mail. Enviaremos de imediato ficha de inscrição. O preço da Formação é de 90,00 €. Será passada declaração de formando como será fornecido manual de formando.

    Assim, vimos convidá-lo (a) para se inscrever nesta Formação e poder partilhar as suas experiências e reflectir sobre os constrangimentos e as dificuldades que o trabalho nesta área levanta.

    Entretanto aproveitamos para sugerir a consulta ao site da Associação em www.associacaoamigosdagrandeidade.com e, independentemente de participar ou não nesta acção envie os seus contactos para a Associação com o objectivo de podermos partilhar informação e enviar noticias sobre a nossa actividade.

    A Associação tem hoje uma quantidade significativa de empresas e instituições associadas e desenvolve muitas actividades em parceria com outros agentes que podem ser do seu interesse.

    ResponderEliminar