23 outubro, 2008

Pós-Graduação em cuidados continuados arranca no IPB

As unidades de cuidados continuados vão poder dar uma resposta mais eficaz, no distrito de Bragança.
A Escola Superior de Saúde acaba de iniciar um curso de pós-graduação nesta área.
Esta formação é dirigida a profissionais de saúde desde enfermeiros, gerontólogos e técnicos da área.
O curso, que tem uma duração de seis meses, arranca com 30 inscritos.
Helena Pimentel, directora da Escola Superior de Saúde de Bragança, explica que a ideia de implementar esta pós-graduação em cuidados continuados surgiu devido às “necessidade formativa dos profissionais de saúde em função do número de unidades de cuidados continuados que estão a abrir na região”.
A responsável pela ESSa justifica ainda que esta necessidade surge em função do envelhecimento demográfico e “das necessidades específicas de saúde direccionadas para este grupo etário”.
Por outro lado, a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança, Berta Nunes, acredita que este curso vai dotar os profissionais de maior habilitação para trabalhar nas unidades de cuidados continuados.
Para a responsável “é necessário ainda muita formação para que as pessoas utilizem todas as funcionalidades da rede para que os utentes que estão nas unidades de cuidados continuados sejam bem tratados”, explica.
Berta Nunes refere ainda que “não é fácil lidar com idosos ou doentes em situação terminal que estão nestas unidades” já que “muitas vezes se está a lidar com a morte e com o luto”, acrescenta.
No distrito de Bragança, já existem unidades de cuidados continuados em Freixo de Espada à Cinta, Vila Flor e Mogadouro.
As próximas a abrir serão em Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vinhais e Vimioso.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário