10 maio, 2011

Dalila Araújo vai estar no Instituto Politécnico de Bragança

A Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, vai realizar uma visita de trabalho a Bragança nos próximos dias 10 e 11 de Maio de 2011.

Dalila Araújo presidirá à inauguração da exposição itinerante “Tráfico Desumano” e a uma Conferência sobre a temática do Tráfico de Seres Humanos que decorrerá na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

A Conferência “Tráfico de Seres Humanos”, tem data marcada para Dia 11 de Maio (Quarta-Feira) pelas 10.00h no Auditório Pequeno da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
Publicado em 'Norícias do Nordeste'.

1 comentário:

  1. Confirmadas 22 vítimas de tráfico de seres humanos em 2011

    Exposição “Tráfico Desumano” alerta para o crime de tráfico de seres humanos

    No ano passado foram confirmadas 22 vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal, com investigação criminal já realizada. Tratam-se de 18 homens e quatro mulheres, a maioria dos casos estão associados à actividade laboral e à prostituição. O número de ocorrências sinalizadas foi de 86, 35 ainda estão em fase de investigação e as restantes foram rejeitadas, “mas vão a tribunal por outro tipo de crime. Não entram nas nossa estatísticas, entram nas da Justiça pois são casos de exploração sexual ou outros”, adiantou Joana Wrabetz, coordenadora do Observatório de Tráfico de Seres Humanos. A maioria das vítimas confirmadas são jovens entre os 15 e os 30 anos. Os homens são os mais traficados. “Pessoas que muitas vezes pensam em viajar e não estão cientes dos perigos. Não estamos a falar de pessoas que foram raptadas ou traficadas, a maior parte das vítimas são pessoas com promessas de contratos e de um futuro mais brilhante”, descreveu Joana Wrabetz. Os traficados são muitas vezes oriundos de meios pobres, “que foram enganadas e acabaram por se ver envolvidas em redes de crime organizado”, acrescentou aquela responsável. Este crime é investigado através dos órgãos de polícia criminal, mas tem de “contar forçosamente com a participação do cidadão” através da denúncia ou da referência.
    A exposição “Tráfico Desumano”, que esteve patente na Escola Superior Agrária, em Bragança, vai andar em périplo por várias escolas do distrito. A mostra, organizada em painéis é promovida pelo Observatório de Tráfico de Seres Humanos e tem como objectivo principal “aumentar a percepção pública para este crime, que tem uma complexidade profunda porque se cruzam situações e emigração/imigração ilegal, crime organizado, adopção ilegal ou extracção de órgãos humanos”, explicou Dalila Araújo, secretária de Estado da Administração Interna.
    A exposição tem sido apresentada em locais públicos para que qualquer cidadão tome conhecimento do crime de tráfico de seres humanos, que tanto pode ser praticado com fins laborais ou noutros. As vítimas, normalmente, estão sem situações de grande vulnerabilidade e nem sempre denunciam o que se passa. “Por isso os vizinhos, a sociedade civil, devem ficar atentos para poder denunciar as autoridades as vítimas de tráfico de seres humanos”, acrescentou Dalila Araújo. Através da mostra é possível fazer uma viagem pelo tempo, porque o tráfico de seres humanos é semelhante à escravatura, como sucede com os barcos que ainda chegam de África atestados de imigrantes, em péssimas condições. Muitos nunca chegam ao seu destino porque morrem no caminho.

    em Mensageiro Bragança

    ResponderEliminar