03 maio, 2011

Fernando Sousa demite-se da Mirandesa

Fernando Sousa demitiu-se dos cargos que ocupava na Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM) e na Cooperativa Agro-pecuária Mirandesa (CAPM).
O secretário técnico do Livro Genealógico da raça e responsável pelo planeamento estratégico e supervisão da Cooperativa apresentou a demissão dos cargos que ocupava à Direcção Geral de Veterinária, no passado dia 10 Fevereiro.
Fernando Sousa era secretário técnico da ACBRM desde 1995, tendo desenvolvido um trabalho importante no âmbito da valorização desta raça autóctone. Além disso, o técnico também foi um dos mentores da unidade fabril da mirandesa que está a ser construída na Zona Industrial de Vimioso.
Contactado pelo Jornal NORDESTE, Fernando Sousa justificou a saída da associação e da cooperativa com o facto de não estarem reunidas as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho. “Estou tranquilo. Sempre fiz o meu trabalho com um grande esforço pessoal e não me agradou a situação actual, por isso demiti-me”, justificou Fernando Sousa.
O professor da Escola Superior Agrária de Bragança preferiu não entrar em pormenores sobre a sua demissão e remeteu explicações mais detalhadas para as direcções da ACBRM e da CAPM.

Direcção da Associação e da Cooperativa Mirandesa não comentam a saída de Fernando Sousa

No entanto, o presidente da ACBRM, Arlindo Formariz, recusou fazer comentários sobre a saída do secretário técnico do Livro Genealógico da Raça Mirandesa.
A mesma posição foi assumida pelo presidente da CAPM, António Luís, que se escusou a falar sobre os motivos que estiveram na origem da demissão do responsável pelo planeamento estratégico e supervisão da Cooperativa. O dirigente desta unidade referiu, apenas, que saiu só um técnico, pelo que o projecto da fábrica da mirandesa continua em marcha. António Luís adiantou que a construção está praticamente concluída, faltando agora o licenciamento daquela unidade industrial. No entanto, o responsável não se compromete com uma data para a abertura da fábrica, que durante a construção sofreu alguns atrasos.
Ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, a demissão de Fernando Sousa estará relacionada com desentendimentos com a direcção da Cooperativa.
Já o trabalho desenvolvido por Fernando Sousa na ACBRM foi enaltecido com um voto de louvor e confiança, aprovado pelos criadores, na Assembleia do passado dia 9 de Janeiro.
O cargo de secretário técnico do Livro Genealógico da Raça Mirandesa é agora assumido, temporariamente, pelo veterinário municipal de Miranda do Douro, Afonso Pimentel.
Publicado em 'Jornal Nordeste'.

4 comentários:

  1. Anabela Martins04 maio, 2011

    É lamentável que, alguém que durante anos deu o melhor de si e da sua criatividade e capacidade técnico-científica a uma Associação, venha agora a ter que demitir-se por não ter reunidas condições para continuar o seu trabalho. Frequentemente acontecem situações deste tipo, uma vez lançadas as ideias e postos os projectos em marcha, se apressam os menos competentes a afastar quem trabalhou arduamente, para tirarem então os louros, do seu trabalho. A Associação se hoje tem o nome que tem, deve-o aos produtores e a Fernando de Sousa, ideólogo e trabalhador incansável pela imagem de marca que hoje aquela raça tem. A ingratidão é algo muito frequente e muito mais admitido do que deveria. Pergunto à Associação se acha que deixou afastar quem deveria. Talvez fossem outros que devessem sair. Fica o lamento....

    ResponderEliminar
  2. Pois eu não lamento nada... aliás acho que finalmente se fez justiça e se vai dar voz aqueles que realmente a merece, os nossos agricultores, pois esses sim é que têm todo o mérito na história desta raça. Ninguém põe em questão o trabalho técnico do Sr. Eng Fernando Sousa, mas é pena que a sua capacidade de relacionamento humano e social não seja assim tão boa e tão louvável. Pois sempre foi uma pessoa manipuladora e que sempre olhou primeiro para o seu bolso, mérito e reconhecimento pessoal e não da raça ou dos seus grandes agricultores. Houve um 25 de Abril em Trás-Os-Montes e muitos estão felizes com isso.

    ResponderEliminar
  3. Ó anónimo, você vem de que planeta?
    A Associação e a Cooperativa só chegaram até onde chegaram, enquanto confiaram na liderança desse homem.
    No fundo ele conseguiu fazer omeletes sem ovos.
    Tentar difamar pessoas de bem, é muito feio.
    Provavelmente agora que há boas instalações já aparecem candidatos para tomar conta...

    ResponderEliminar
  4. Candidatos sempre houve... nunca permitiram é que eles tivessem hipótese, agora cabe a cada um pensar quem estaria a bloquear essa hipótese??? Eu até arriscaria um nome.. mas penso que todos sabem quem. E talvez houvesse mais ovos para omoletes do que muitos pensam.

    ResponderEliminar