30 dezembro, 2013

Estudantes estrangeiros do IPB passam consoada com bispo de Bragança


Um grupo de estudantes estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança vai passar o Natal com D. José Cordeiro. O bispo da Diocese de Bragança -Miranda janta esta noite com estes jovens, que não têm oportunidade de passar esta data com a família.
D. José Cordeiro conta que estes estudantes vão às eucaristias à Catedral de Bragança e a ideia surgiu precisamente numa conversa no final da missa.
“Há a eucaristia ao domingo à tarde com a oração de vésperas e têm participado nela cada vez mais jovens e sobretudo jovens estrangeiros, do programa Erasmus ou de outros programas do Ensino Superior aqui em Bragança. E num dos dias no final da eucaristia em conversa com alguns deles eu perguntava-lhes se iam passar o Natal aos seus países, disseram-me que ficariam em Bragança, então propus-lhe passarmos o Natal juntos, jantarmos juntos e depois celebrarmos a missa da meia noite, a missa de Natal, na Catedral”, conta o bispo da Diocese Bragança-Miranda.
D. José Cordeiro vai receber os jovens no Paço Episcopal, onde vai oferecer a Ceia de Natal. “Eu ofereço a casa e os produtos para a realização da Ceia e todos juntos vamos cozinhá-la, vamos partilhá-la e criar os laços de afecto e de fraternidade e viver essa noite na alegria da fé da celebração do ministério do Deus Menino. Será uma Ceia tipicamente portuguesa, a não ser que algum deles queira partilhar o que é costume fazer-se nas famílias desses países”, salienta o prelado. Esta é uma experiência nova para o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, que em anos anteriores costumava passar este dia com familiares. “Como bispo é a primeira vez. Nos anos anteriores eu passava com a minha família e algumas pessoas do Seminário na Casa Episcopal. Este ano será diferente. Com a família estarei no almoço de Natal, em Parada, Alfândega da Fé”, salienta o bispo.
D. José Cordeiro vai passar o Natal na companhia de um grupo de alunos estrangeiros do IPB, que não têm oportunidade de passar o Natal com as famílias.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário