05 dezembro, 2013

Professor do IPB é o Herói do Ano da revista Visão


Luís Jacob Jacinto, 42 anos, docente na Escola Superior de Saúde de Bragança, venceu o primeiro prémio da iniciativa “Herói do Ano-2013” da Revista Visão, que premeia personalidades que se destacaram na acção social.
O principal projecto que levou à atribuição da distinção foi a criação da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), iniciada em 2005 com 15 Universidades seniores e que hoje conta com 220 em todo o país, assim como do site www.socialgest.pt dedicado à economia social. “Mas o prémio é o corolário de um trabalho dedicado ao envelhecimento como professor, técnico, investigador e empreendedor social”, explicou o docente ao Mensageiro.
Luís Jacob Jacinto deu ainda conta que o reconhecimento do trabalho é sempre bom e enriquecedor. “Espero que este prémio sirva para enaltecer ainda mais o trabalho da RUTIS e das universidades seniores, para promover o envelhecimento ativo e que dê mais visibilidade à gerontologia”.
Licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém, o docente é doutorando em Gerontopsicologia, professor do ensino superior e autor de diversos livros. Em 2011, em parceria com a Microsoft e a Inforlândia, ainda criou o primeiro computador específico para seniores - o sénior virtual. Tem uma longa carreira solidária, que começou no início da juventude, com muitas e diversas ações de voluntariado. Em 1997, foi nomeado diretor técnico do Centro Paroquial de Almeirim, onde criou a Universidade Sénior de Almeirim e onde começou a desenhar a ideia de fundar a Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), para apoiar e promover o movimento das Universidades da Terceira Idade ainda muito incipiente na altura. Hoje, a associação tem 218 universidades, 37.000 alunos e 4.500 professores voluntários, sendo a maior do mundo.

Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário