Foram 42 os estudantes de Erasmus que na noite de 24 de dezembro se juntaram à Ceia promovida por D. José Cordeiro, bispo diocesano.
A iniciativa “excedeu as expectativas” do próprio prelado, obrigando mesmo a uma mudança de local. “Inicialmente tinhamos previsto jantar no Paço Episcopal mas dada a afluência mudámos para o seminário”, explicou D. josé Cordeiro.
Ao todo participaram 42 alunos de 12 países diferentes. Moçambique, Polónia, China, Lituânia, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, São Tomé e Príncipe, Guiné, Roménia, Cabo Verde e Espanha foram os países representados.
“Também estiveram alguns não católicos e isso é bonito. É mesmo esse o espírito de Natal, reconhecer Deus mesmo naqueles que não são crentes. Na Igreja não há fronteiras e o estrangeiro faça com que me reconheça eu próprio e ao mesmo tempo me sinta um estrangeiro. Sou um peregrino neste mundo e é uma alegria imensa, sobretudo ouvindo-os a eles. Não estava à espera de tão grande adesão”, sublinhou D. José.
Os estudantes prepararam diversos pratos tradicionais dos seus países. Antes do convívio à mesa houve lugar a apresentações e canções típicas de cada país.
Para os estudantes, foi uma forma “magnífica” de celebrar o Natal praticamentre “em família”. “Para mim é uma honra. É um gesto muito positivo e gostava que houvesse esta possibilidade mais vezes ao longo do ano. Sou católico, crismado, e estou muito lisonjeado. Se não estivesse aqui estaria isolado. Graças a Deus que tive este oportunidade”, frisava Caetano Diogo, que se deslocou propositadamente de Mirandela, ele que é de Moçambique.
Já Paulo e Jimmy são dois chineses que também fizeram questão de se juntar. “É uma iniciativa muito interessante”, comentavam.
A ideia partiu de um grupo de estudantes polacos que, habitualmente, participam na celebração da eucaristia na Catedral de Bragança, aos domingos. Roberta e Silvia fazem parte desse grupo. “Não íamos para a Polónia, ficávamos cá sozinhas e por isso é muito importante se alguém nos convida. Preparámos algo e é bom estar juntos”, contaram ao Mensageiro.
Para a espanhola Tatiana Garcia Burgueiro o dia foi duplamente especial. Concretizou um sonho de criança e fez a primeira comunhão durante a Missa do Galo. “Desde pequenina que sonhava com isto”, sublinhou a estudante espanhola.
Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.
Sem comentários:
Enviar um comentário