10 janeiro, 2014

Escola de Saúde colabora na elaboração de Guia de Boas Práticas da Ordem dos Enfermeiros


Professores e estudantes da Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSA) colaboraram na produção do ‘Guia Orientador de Boa Prática: Cuidados à Pessoa com Alterações da Mobilidade - posicionamentos, transferências e treino de deambulação’, editado com a chancela da Ordem dos Enfermeiros.
Trata-se de um documento que pode servir de suporte à aprendizagem dos alunos de enfermagem, mas também de apoio aos próprios profissionais da área, por se tratar de um guia “de boas práticas no trabalho que também pode ajudar a prevenir lesões músculo-esqueléticas porque estão em causa tarefas que muitas vezes envolvem cargas, como é o caso da mobilização de doentes”, explicou Eugénia Mendes, docente na ESSA e uma das responsáveis pela redação e revisão do guia, enquanto membro do Colégio da Especialidade de Enfermagem e Reabilitação (mandato 2010-2011).
O guia é também “um bom suporte de aprendizagem para os estudantes, mas também para os cuidadores com familiares acamados”, acrescentou Eugénia Mendes. O trabalho pretende ainda apoiar a uniformização da atuação dos enfermeiros e garantir maior efetividade à sua intervenção, promovendo mais e melhor saúde para a população que cuidamos. Desenvolvido por enfermeiros peritos na área, é um documento simples e pragmático que pode ajudar no quotidiano de profissionais e cuidadores.
Muitas das fotografias exemplificativas dos procedimentos foram feitas na Escola Superior de Saúde de Bragança, nas unidades da Unidade Local de Saúde do Nordeste e no Hospital de Setúbal. O Guia de Boas Práticas está disponível para consulta e download (descarga), gratuitamente, na página online da Ordem dos Enfermeiros

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário