Recuperar com identidade Câmara e Instituto Politécnico de Bragança lançam mãos à obra com o manual BIOURB.
Se pretende reabilitar uma casa antiga, já existe um manual que permite aliar os materiais tradicionais às técnicas inovadoras de construção. O livro foi lançado no âmbito do projecto BIOURB - Diversidade Construtiva Transfronteiriça, Edificação Bioclimática, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. Débora Ferreira, uma das coordenadoras da obra, realça a necessidade de encontrar soluções que correspondam a boas práticas construtivas. O manual vem no seguimento do Curso de “Diversidade Bioconstrutiva e Construção Bioclimática”, que decorreu no IPB, de 5 a 27 de Abril, com 90 participantes. Segundo Débora Ferreira, o manual e o curso são complementares. “Isto não é um manual só para engenheiros ou arquitectos. Tenta ser para o público em geral, para qualquer um de nós que tenha uma casa, que não queira deitá-la abaixo mas sim reabilitá-la e é aí que este manual pode ajudar, apresentando inúmeras soluções”, explica a docente. O Manual BIOURB está disponível nas Bibliotecas Municipais, nas instalações do Município de Bragança, no site da Câmara Municipal de Bragança e no site BIOURB.
O projecto BIOURB é liderado pela Entidade Regional de Energia de Castela e Leão. Integra o Instituto Politécnico e os municípios de Bragança e Mogadouro, bem como vários organismos e autarquias espanholas.
Recuperar com identidade
ResponderEliminarCâmara e Instituto Politécnico de Bragança lançam mãos à obra com o manual BIOURB.
Se pretende reabilitar uma casa antiga, já existe um manual que permite aliar os materiais tradicionais às técnicas inovadoras de construção.
O livro foi lançado no âmbito do projecto BIOURB - Diversidade Construtiva Transfronteiriça, Edificação Bioclimática, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. Débora Ferreira, uma das coordenadoras da obra, realça a necessidade de encontrar soluções que correspondam a boas práticas construtivas.
O manual vem no seguimento do Curso de “Diversidade Bioconstrutiva e Construção Bioclimática”, que decorreu no IPB, de 5 a 27 de Abril, com 90 participantes. Segundo Débora Ferreira, o manual e o curso são complementares. “Isto não é um manual só para engenheiros ou arquitectos. Tenta ser para o público em geral, para qualquer um de nós que tenha uma casa, que não queira deitá-la abaixo mas sim reabilitá-la e é aí que este manual pode ajudar, apresentando inúmeras soluções”, explica a docente.
O Manual BIOURB está disponível nas Bibliotecas Municipais, nas instalações do Município de Bragança, no site da Câmara Municipal de Bragança e no site BIOURB.
O projecto BIOURB é liderado pela Entidade Regional de Energia de Castela e Leão. Integra o Instituto Politécnico e os municípios de Bragança e Mogadouro, bem como vários organismos e autarquias espanholas.
em Jornal Nordeste