07 abril, 2014

IPB deu as boas vindas aos CET’s


Apostar no ensino especializado como forma de estimular a empregabilidade dos jovens.
Foi a pensar nisso que o Instituto Politécnico de Bragança vem apostando, há vários anos, nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s), que já estão disseminados por todo o norte do país.
Na quinta-feira, mais de 150 alunos que frequentam os CETs do IPB em Mogadouro, Mirandela, Chaves, Penafiel, Taipas e Santo Tirso foram recebidos no campus de Bragança como forma de terem um primeiro contacto com a realidade do ensino superior.
“Os cursos de especialização tecnológica já fazem parte da oferta do IPB há uma série de anos. É uma iniciativa que devemos louvar, principalmente pelo significado da tipologia de cursos e perfil de alunos que entram para os CET. Tipicamente, são da via profissional do ensino secundário e estes cursos vieram dar uma oportunidade de continuação de estudos quer do curso em si, porque fornece um diploma de especialização tecnológica ao fim de um ano e, por outro lado, porque permite o ingresso no ensino superior por um concurso especial de acesso, elaborado para esta tipologia de alunos”, frisou Luís Pais, vice-presidente do IPB.
Ao longo de todo o dia, os alunos, que habitualmente têm aulas em instalações nos próprios locais de origem, puderam contactar com um campus académico. Muitos deles admitiam continuar os estudos numa licenciatura, indicando o IPB como a instituição de ensino a privilegiar. Estes alunos têm a particularidade de alargar a tipologia de cursos, não só em Bragança e Mirandela mas em todo o norte litoral. “É nossa responsabilidade levar estes cursos mais perto dos estudantes”, frisou Luís Pais. Os alunos ficaram instalados na PSP e nos bombeiros.

Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário