02 julho, 2009

Ensino Superior Público de Qualidade

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conta 26 anos de existência e mais de 12 mil diplomados nas mais diversas áreas do saber. Constituído por cinco escolas, 6700 alunos e 375 docentes, mais de um terço dos quais com doutoramento, terá dois terços do seu corpo docente doutorado até ao final de 2010. Resultado do trabalho científico de elevada qualidade, em colaboração com equipas das maiores instituições universitárias do país e estrangeiro, tem na atribuição do prémio Live Edge 2008, a um dos seus docentes, um dos corolários do forte investimento na formação e investigação.
IPB Ensino Superior Público de Qualidade
O IPB modernizou a sua oferta educativa através da concretização do Processo de Bolonha e do regime europeu de créditos (ECTS). Com um leque de 16 cursos de Especialização Tecnológica (CET), 40 cursos de Licenciatura e 27 cursos de Mestrado nas áreas: Artes, Comunicação e Multimédia, Ciências Empresariais e Direito, Educação e Formação de Professores, Ciências Agrárias e Recursos Naturais, Saúde e Protecção Social, Turismo, Desporto e Lazer e Tecnologias, correspondem às principais necessidades do mercado de trabalho.
Os mestrados do IPB, além de completarem a formação dos licenciados, sendo predominantemente práticos, proporcionam uma forte interacção com a comunidade local e regional. O IPB participa na primeira experiência de mestrados no âmbito de uma Associação de Politécnicos, a Associação de Politécnicos do Norte - APNOR (Instituto Politécnico de Bragança, do Cávado e do Ave, do Porto e de Viana do Castelo). Está em funcionamento o Mestrado em Gestão das Organizações, com 3 ramos de especialização (Gestão de Empresas, Gestão Pública e Gestão de Unidades de Saúde) e funcionarão já no próximo ano lectivo, os mestrados de Logística e Contabilidade e Finanças. Este modelo prevê o funcionamento simultâneo dos mestrados nas quatro instituições, sendo docentes, os professores mais especializados de cada uma das áreas das mesmas.
Os alunos maiores de 23 anos são recebidos de braços abertos, contribuindo com a sua experiencia e exigências particulares de formação para aumentar a ligação à realidade. O acesso aos conteúdos das unidades curriculares à distância, através da plataforma de elearning que serve a comunidade académica do IPB, responde às suas necessidades. A mobilidade no espaço europeu através dos acordos com 61 Universidades europeias no âmbito do programa Erasmus, além de outros programas de intercâmbio internacional, permite aos alunos usufruírem de experiências enriquecedoras para o seu curriculum. No último ano lectivo, o IPB enviou e recebeu mais de 350 estudantes e 100 professores, estando entre as 100 primeiras instituições de ensino superior europeias quanto a esta mobilidade. O intercâmbio com 11 Universidades brasileiras vem também atingindo uma crescente importância e interesse por parte dos alunos de ambos os países, contribuindo para o ambiente de internacionalidade do meio académico do IPB.

Publicado em 'INOVAÇÃO & Ensino Superior' de Junho 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário