28 julho, 2009

IPB recebe jovens de todo o país

Mais de cem jovens estudantes do Ensino Secundário, provenientes de todo o país, participam no programa de estágio “Verão Ciência”, que decorre durante esta semana, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Os estágios de verão destinados a alunos pré-universitários não são uma novidade neste Instituto, contudo, este ano, o número de participantes aumentou significativamente, bem como a diversidade de locais de proveniência. Segundo Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, em anos anteriores havia já alunos de outras regiões, mas este ano a abrangência é muito maior, com participantes que vieram do Algarve, Ilha da Madeira, Lisboa, Setúbal, Beja e muitas outras regiões de Portugal. “Fizemos uma divulgação a nível nacional, através de uma divulgação directa e no site oficial da Fundação para Ciência e Tecnologia. Estamos contentes por ter aqui um número tão grande de alunos e ainda por cima de todas as regiões do país”, disse. O objectivo destes estágios é dar a conhecer o Politécnico e a cidade, de modo a que este Instituto possa ser uma das opções dos futuros estudantes do Ensino Superior. Outro dos objectivos é contribuir para a divulgação do gosto pela ciência. “Os portugueses têm que vencer esse sindroma da rejeição relativamente à ciência e à matemática. O país precisa, cada vez mais, de técnicos e pessoas qualificadas nessas áreas”, sublinhou o presidente do IPB.
Uma oportunidade de conhecer outras realidades

Ana Catarina da Silva veio da Madeira para participar nos estágios científicos no Instituto e mostrou-se surpreendida, precisamente, com o facto de o programa ser completado com actividades sociais. “Fiquei muito surpreendida com o facto de termos actividades sociais e culturais, o que é um ponto extra”, referiu. Ana Catarina inscreveu-se no estágio porque esta é também uma oportunidade de conhecer outras realidades. “Com a transição para o Ensino Superior nós, supostamente, vamos conhecer um mundo novo. Achei que era uma boa oportunidade de conhecer realidades diferentes e um meio onde posso vir a ficar”. Pedro Fernandes veio do Algarve porque está a pensar tirar um curso na área da robótica e este Instituto permitiu-lhe aprender mais sobre esse possível curso e conhecer uma Instituição que poderá escolher para estudar no futuro. Segundo Sobrinho Teixeira, o número de alunos do IPB, provenientes de outras regiões do país, tem vindo a aumentar e, actualmente, dois terços dos alunos são de fora da região. Alguns desses alunos tiveram contacto com a instituição e a cidade através destes estágios de Verão. “Ainda não há hoje uma divulgação do que é o país e da qualidade de vida que há no interior e no Nordeste. Por mais que se tente divulgar isto nem sempre se é bem sucedido. É preciso trazê-los aqui”, explicou. O facto de o IPB, durante uma semana, receber este número significativo de estudantes, em tempo de férias, obrigou a um esforço “redobrado”, quer dos docentes, quer dos funcionários. “Todos estão a trabalhar para que cada vez mais o Instituto cresça”, referiu o responsável. Segundo Anabela Martins, coordenadora do Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante do IPB, os estágios científicos dividiram-se em diversas áreas. Na Escola Agrária os participantes estão desenvolver actividades no domínio da extracção de ADN, Biologia molecular, Engenharia genética, entre outros. Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão realizam-se estágios no âmbito da Engenharia Química, Engenharia Civil e Electrotécnica, Robótica, no domínio dos jogos e Matemática. Na Escola Superior de Saúde os estágios incidem no âmbito dos cuidados primários de saúde, dietética, entre outros. Além de participarem nos programas de estágio, os participantes podem ainda usufruir de um programa cultural e social que inclui uma visita a alguns dos museus e locais de interesse de Bragança e um cruzeiro no Douro Internacional, a partir de Miranda do Douro.

Publicado em 'Mensageiro Notícias'.

Sem comentários:

Enviar um comentário