08 julho, 2009

Propina do IPB aumenta mas continua a ser a mais baixa

Estudantes a tempo parcial vão pagar menos
Aumento de propinas do Instituto Politécnico de Bragança.
No próximo ano lectivo os alunos vão pagar mais cerca de 150 euros.
Manter a propina mais baixa do país, continua, apesar de tudo, a ser o compromisso do presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira.

A propina do IPB ronda actualmente os 550 euros anuais e vai aumentar para cerca de 700.
Sobrinho Teixeira refere que o facto do IPB ser o único instituto politécnico que até agora praticava a propina mínima, prejudicava a instituição a nível de negociações, mas defende que mesmo com o aumento, a propina praticada continua a ser "a mais baixa do ensino superior".
Sobrinho Teixeira acredita que o aumento para cerca de 700 euros anuais não vai prejudicar a instituição a nível de ingressos, porque, mesmo assim, continua a ser a propina mais baixa, comparativamente com as outras instituições.
O presidente do IPB acrescenta que o Conselho Geral da instituição decidiu criar um regime especial de estudantes a tempo parcial, o que representa uma redução da propina para cerca de metade para todos os estudantes que estejam a acabar o curso e só estejam a fazer menos de seis cadeiras, ou para os trabalhadores estudantes.
Os estudantes a tempo parcial vão pagar cerca de 400 euros de propina anual. Todos os outros vão desembolsar cerca de 700 euros, já a partir do próximo ano lectivo.

Publicado em 'RBA'.




Exibido em 'Localvisão TV'.

11 comentários:

  1. o aumento das proprinas irá provocar mais desistencias...
    uma delas sou eu!!!!!!!!!!!!!!!!!! é uma diferença de 150€..

    ResponderEliminar
  2. as propinas aumentam, e as bolsas? quero ver o aumento das bolsas... se isto continua assim, sou obrigado a abandonar o ensino superior! So o meu pai é que trabalha, e ganha o ordenado minimo, eu quero ver onde vou buscar dinheiro para pagar as propinas...

    ResponderEliminar
  3. Baixar a propina paar os k só tem uma ou dusa para acabar é muito melhor. Assim já se pode acabar com menos dificuldade.

    ResponderEliminar
  4. As propinas aumentam? e as bolsas? Espero que também aumentem, uma vez que dizem que como as propinas são mais baixas as bolsas de bragança também são mais baixas... Se não as subirem, certamente com propinas mais altas e bolsas minimas de 54€ o número de desistência vai começar a aumentar...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com é que é dito pelos meus "colegas"... Estou para ver se também vão nos aumentar a bolsa. E é de referir, também, que ao contrário do que acontece noutras instituições de ensino superior... O IPB exige que os alunos pagam pelo menos a primeira prestação de propinas sem terem dado inicio ao pagamento das bolsas da Acção Social. No meu entender os alunos que solicitam a bolsa é porque na maioria dos casos precisam, logo não entendo porque exigem o pagamento das propinas antes de ser efectuado o pagamento das bolsas. Tendo que os alunos esperar meses para receber a sua respectiva bolsa.

    ResponderEliminar
  6. "No próximo ano lectivo os alunos vão pagar mais cerca de 150 euros.
    Manter a propina mais baixa do país, continua, apesar de tudo, a ser o compromisso do presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira."
    É inacreditável como o Presidente desta instituição consegue tirar tal optimismo no aumento de propinas. Vamos pagar 700 euros mas lembrem se por mais mau que seja é o mais baixo do pais.

    É uma situaçao que se remete tanto pos alunos bolsistas como para os restantes
    Digo isto porque sou um aluno que não possuo bolsa o que não quer dizer que não que tenha dificuldades em pagar tal absurdo de mais 150 euros....

    ResponderEliminar
  7. Continua a ser o mais baixo do país.. tudo bem. Esquecem-se de dizer que tambem não é dos melhores politecnicos do país!

    ResponderEliminar
  8. Ai não é? Diz aí um k seja melhor, e em quê.

    ResponderEliminar
  9. Fogo!!! Pode ser a propina mais barata, mas 150€ de aumento é muita fruta... Eu estudei noutro politécnico, mas do que vi, este não é nada mau, se estabelecer compareções em termos de opções de alimentação, o alojamento e valor da bolsa mínima... Agora que venho cá estudar, vou ver como são os professores...

    ResponderEliminar
  10. incrivel mm estou neste politécnico ha dois anos mas tenho vindo aguentar com muito esforço. tenho a bolsa minima e nao entendo porque ja n tenho mae e o meu pai esta desempregado, meu pai quer tirar me daqui devido ás bolsas tão baixas e as propinas estarem aumentar, as propinas sao as mais baixas e as bolsas tambem. tenho colegas noutros politecnicos com pais empregados a receber 150€ entao digam me porque dao tao baixa. estou a espera dos resoltados, caso contrario saio daqui...

    ResponderEliminar
  11. O mais incrivel disto tudo é não ter sido tomada nenhuma posição oficial da Associação Académica! Que se manteve calada e não defendeu os interesses dos alunos, pois ficou calada com uma subida de 150euros! Afinal q associação academica temos nós que não defende os nossos interesses? Acham q é com festas que nos fecham os olhos?! não se esqueçam q foram eleitos por nós alunos para defender os nossos interesses e não só para fazer festas académicas!

    ResponderEliminar