Docentes do IPB com livros no Plano Nacional de Leitura As obras de literatura para a infância “O gato que amava a mancha laranja” e a “História da Baleia”, publicadas pela Vogais & Companhia, com textos e ilustrações da autoria de Elza Mesquita e Ana Pereira, integram, desde 2010, as listas recomendadas pelo PNL. “O gato que amava a mancha laranja” é um livro destinado a consciencializar as crianças para o facto de que os animais não são brinquedos e não devem ser maltratados nem abandonados. A “História da Baleia” é uma bela adaptação de um conto de António Sérgio. Nesta história as autoras convidam os pequenos leitores a mergulharem na divertida aventura de uma baleia muito comilona e a descobrirem o tesouro mais bem guardado do oceano: a inteligência! A variada fauna do mar português é apresentada às crianças de uma forma muito divertida, constituindo-se num maravilhoso conto sobre a importância dos recursos marinhos. As autoras referem que o facto de trabalharem com crianças, tanto de uma forma direta como indireta, levou-as a refletir sobre a possibilidade de implementarem atividades com as suas próprias histórias. Acreditam que através da literatura para a infância podem tornar as crianças mais felizes, mais conscientes e mais interventivas. Há também, nas histórias, uma procura constante do “Eu” reforçada pela tentativa de explicação de fenómenos inexplicáveis da própria infância e que, hoje, tentam discernir entre as suas interrogações que são, também, as das crianças. Continuam a escrever e a ilustrar pelo gosto e prazer que esses momentos lhes proporcionam, a quatro mãos, com um estilo que lhes é próprio. em Jornal Nordeste
Docentes do IPB com livros no Plano Nacional de Leitura
ResponderEliminarAs obras de literatura para a infância “O gato que amava a mancha laranja” e a “História da Baleia”, publicadas pela Vogais & Companhia, com textos e ilustrações da autoria de Elza Mesquita e Ana Pereira, integram, desde 2010, as listas recomendadas pelo PNL.
“O gato que amava a mancha laranja” é um livro destinado a consciencializar as crianças para o facto de que os animais não são brinquedos e não devem ser maltratados nem abandonados. A “História da Baleia” é uma bela adaptação de um conto de António Sérgio. Nesta história as autoras convidam os pequenos leitores a mergulharem na divertida aventura de uma baleia muito comilona e a descobrirem o tesouro mais bem guardado do oceano: a inteligência! A variada fauna do mar português é apresentada às crianças de uma forma muito divertida, constituindo-se num maravilhoso conto sobre a importância dos recursos marinhos. As autoras referem que o facto de trabalharem com crianças, tanto de uma forma direta como indireta, levou-as a refletir sobre a possibilidade de implementarem atividades com as suas próprias histórias. Acreditam que através da literatura para a infância podem tornar as crianças mais felizes, mais conscientes e mais interventivas. Há também, nas histórias, uma procura constante do “Eu” reforçada pela tentativa de explicação de fenómenos inexplicáveis da própria infância e que, hoje, tentam discernir entre as suas interrogações que são, também, as das crianças. Continuam a escrever e a ilustrar pelo gosto e prazer que esses momentos lhes proporcionam, a quatro mãos, com um estilo que lhes é próprio.
em Jornal Nordeste