Comunidade estudantil respondeu ao apelo do Instituto Português do Sangue Foram mais de 100 os alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que doaram sangue na passada quarta-feira.
Nos primeiros dois meses de 2013 a reserva nacional de sangue estabilizou, depois de no ano passado ter caído 12%, o que levou o Ministério da Saúde a apelar para a dádiva urgente. O Instituto Português do Sangue está a promover a campanha "Dar Está-lhe no Sangue" pelo país, na quarta-feira foi a vez do Instituto Politécnico de Bragança.“Doar sangue é um procedimento bastante fácil, rápido, sigiloso e seguro, para o dador em geral não há riscos. Qualquer pessoa pode dar sangue, desde que sejam observadas algumas condições para garantir a segurança e a qualidade do procedimento”, explica a enfermeira do IPTS, Ana Mesquita.
Este ano, juntou-se a esta iniciativa o rastreio da medula óssea, foram cerca de 60 os alunos do IPB, que se inscreveram como dadores. Ana Mesquita explica que ainda há alguma reticência das pessoas por falta de informação. “É um processo simples, o dador responde a um pequeno questionário, faz-se uma pequena recolha de sangue, se tudo estiver bem, os dados são guardados numa base informática nacional e internacional”, refere a enfermeira.
Salvar uma vida
Dar sangue pode salvar uma vida é com esta convicção que muitas pessoas doam 450ml de sangue num processo bastante simples que dura apenas dez minutos. “Hoje pelos outros amanhã pode ser por nós”, assim descreve o acto de dar sangue, Inês Silva, uma das dadoras presentes. O sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos que decidem dar sangue, de forma benévola e regular. Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. O IPST volta a Bragança no dia 25 de Junho, com uma recolha que decorrerá nas instalações da PSP.
Destaque
Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos
Publicado em 'Jornal Nordeste'.
Sem comentários:
Enviar um comentário