Um Robot brigantino viajou esta semana pelo correio para a Polónia, para ser apresentado no I Festival de Robótica da Universidade Politécnica Opolska.
É já este fim-de-semana que os autores do projecto vão demonstrar o robot que lhes valeu o 2º prémio no Robot@Factory, uma prova única a nível internacional que decorreu este mês em Espinho. A equipa que concorreu à 14ª edição do Festival Nacional de Robótica é constituída por 2 professores e 3 alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança.
Participaram 12 equipas, tendo vencido uma equipa iraniana. Em 2º lugar ficou o projecto da equipa IBP@Factory. O professor José Gonçalves espera que este prémio incentive mais alunos do IPB a interessarem-se pela robótica.“É muito importante para os nossos alunos verem que o trabalho deles é recompensado com esta distinção”, considera.
O desafio lançado foi criar um robot autónomo, inspirado nos obstáculos que teria de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica, transportando caixas entre armazéns e máquinas, no menor tempo possível. Afonso Reis, um dos estudantes que trabalhou no projecto, está orgulhoso da distinção obtida e salienta que a equipa vai continuar a trabalhar de forma a melhorar alguns aspectos.“O projecto já estava a ser desenvolvido há 3 ou 4 anos, já tinha ficado em 2º lugar numa altura em que a prova era menos concorrida. Agora tínhamos 12 equipas a participar", revela. E acrescenta ainda: “É um projecto ainda em desenvolvimento, que vai ser melhorado, tanto da nossa parte como da parte das outras equipas”.
Para o ano a presença no Robot@Factory é garantida. Já este fim-de-semana o robot brigantino é apresentado a estudantes e investigadores polacos. A equipa do Instituto Politécnico de Bragança reconhecida na área da robótica é composta ainda pelos estudantes Rodrigo Correia e Nelson Pereira e pelo professor José Lima.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.
Robot do IPB ganha 2.º lugar
ResponderEliminarUm Robot brigantino viajou, na semana passada, para a Polónia, para ser apresentado no I Festival de Robótica da Universidade Politécnica Opolska.
Os autores do projecto puderam demonstrar o robot que lhes valeu o 2.º prémio na 14.ª edição do Festival Nacional de Robótica - Robot@Factory, uma prova única a nível internacional, que decorreu este mês, em Espinho. Participaram 12 equipas, tendo vencida uma equipa iraniana.
A equipa IBP@Factory é constituída por dois professores e três alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança. O professor José Gonçalves espera que este prémio incentive mais alunos do IPB a interessarem-se pela robótica.
“É muito importante para os nossos alunos verem que o trabalho deles é recompensado com esta distinção”, considera o docente.
O desafio lançado foi criar um robot autónomo, inspirado nos obstáculos que teria de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica, transportando caixas entre armazéns e máquinas, no menor tempo possível. Afonso Reis, um dos estudantes que trabalhou no projecto, está orgulhoso da distinção obtida e salienta que a equipa vai continuar a trabalhar de forma a melhorar alguns aspectos. “É um projecto ainda em desenvolvimento, que vai ser melhorado, tanto da nossa parte, como da parte das outras equipas”, explica o estudante.
A equipa do IPB reconhecida na área da robótica é composta, ainda, pelos estudantes Rodrigo Correia e Nélson Pereira e pelo professor José Lima. Para o ano, a presença no Robot@Factory está já garantida.
em Jornal Nordeste