22 maio, 2014

Universidades nacionais boas a colocar alunos e atrair fundos

Novos rankings do ensino superior, promovidos pela Comissão Europeia, pretendem ser uma ferramenta de pesquisa para alunos e uma alternativa mais abrangente aos rankings de universidades mais conhecidos do mundo
A maioria das universidades públicas portuguesas — e alguns institutos politécnicos — têm desempenhos considerados “muito bons” ao nível da mobilidade dos alunos, da capacidade de captar investimento de fontes diversificadas e da integração dos seus diplomados no mercado de trabalho das regiões onde se inserem. A conclusão é do Multirank - uma nova ferramenta de avaliação das instituições do ensino superior mundiais, analisando 850 instituições, que está a ser dinamizada pela Comissão Europeia e agora divulga os primeiros dados.
Numa tabela em que são avaliadas cinco grandes áreas - Ensino e Aprendizagem, Investigação, Transferência de Conhecimento, Orientação internacional e Envolvimento Regional -, divididas por 30 subcategorias, a Universidade Nova é aquela que, a nível nacional, mais menções de excelência recebe; um total de 11 classificações de nível “A”. Entre as cinco primeiras nacionais estão também a Universidade do Minho e a Universidade de Lisboa (ULisboa), sendo que no caso desta ainda não está inteiramente refletido o impacto positivo da fusão entre a “Clássica” e a “Técnica”.
Contactado pelo DN, Rogério Gaspar, vice-reitor da ULisboa, ressalvou que este novo ranking está ainda “numa fase experimental”. “Neste momento, ainda só estão a ser tratados os dados de algumas áreas [de formação], essencialmente economia, gestão e algumas engenharias, que terminam agora o período experimental”, explicou. Ainda assim, admitiu que os resultados da instituição confirmam os bons indicadores existentes: “No aumento em quantidade da produtividade científica, na mobilidade estudantil internacional, nas publicações conjuntas, capacidade de financiamento privado sobretudo em projetos de cooperação.”
Também Graciete Dias, vice-reitora da Universidade do Minho com a área da Qualidade e Avaliação, defendeu ao DN que estes rankings ainda estão “numa fase embrionária”. O que não impede os responsáveis da universidade de se sentirem “orgulhosos” pelas áreas onde conseguem estar ao nível dos melhores do mundo.
“O nosso posicionamento em alguns dos indicadores do ranking correspondem a uma estratégia da instituição”, explicou. A Universidade do Minho é uma universidade de investigação, em primeiro lugar, e vermos aqui premiado o que tem sido o esforço institucional nessa área orgulha-nos”, admitiu. Acrescentando que “a internacionalização tem sido uma preocupação, e tanto ao nível da investigação como do ensino isto está evidente nos resultados”.
Os dois vice-reitores foram ainda unânimes ao considerar que a melhor capacidade das instituições portuguesas para atrair novas formas de financiamento está relacionada com a necessidade de responder aos cortes no financiamento público, defendendo que com maior flexibilidade na gestão dos orçamentos — projetando os investimentos a longo prazo e não apenas de ano a ano — farão ainda melhor no futuro.
Ao nível das fragilidades, as universidades e politécnicos portugueses revelam dificuldades para assegurar que os seus alunos concluem os primeiro e segundo ciclos (licenciatura e mestrado) no tempo normal. Também têm desempenhos débeis na obtenção e registo de patentes e na publicação de documentos científicos em colaboração com parceiros industriais. A captação de professores estrangeiros, devido às dificuldades orçamentais é outro ponto fraco aqui salientado. São ainda considerados fracos os programas de ensino em língua estrangeira sendo que, a esse nível, as instituições defendem que estão a ser feitas mudanças que vão refletir-se em breve.

‘Site’ é resposta europeia aos ‘rankings’ asiáticos e dos EUA
O projeto Multirank - que arrancou em 2011 mas só agora começa a divulgar os primeiros resultados - é uma iniciativa dinamizada pela Comissão Europeia que pretende incorporar elementos relativos ao desempenho das universidades, como o seu impacto nas regiões em que se inserem, que não costumam constar das tu- belas tradicionais. As instituições são classificadas de “A” a “E” em vários campos, não há urna lista oficial das melhores, porque o objetivo principal é que as tabelas sirvam para orientar os alunos.
Ao DN, o vice-reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa), Rogério Gaspar, defendeu que esta pode também ser uma “ferramenta particularmente útil” para as instituições nacionais. O Ranking Scimago é muito de produtividade, o de Xangai é muito de produtividade e notoriedade”, ilustrou, admitindo que o novo ranking “quer dar uma perspetiva europeia sem ser um ranking ‘paroquial’. Quer ser um ranking com critérios de qualidade e não dependentes dos contextos específicos em que os outros surgiram”, disse.
Na lista das dez instituições com mais classificações de “A”, só aparecem universidades da Europa. Mas isso, ao que o DN apurou, deve-se sobretudo ao facto de a informação enviada de outras grandes universidades mundiais ser ainda incompleta.

Publicado em 'DN'.

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