23 março, 2009

Eis os talentos do futebol

Plataforma web criada por professores do Politécnico de Bragança funciona como montra para jovens jogadores

Quem sabe se o seu vizinho do lado é outro Cristiano Ronaldo e ainda ninguém reparou? Ou se o filho do seu melhor amigo é um craque que podia brilhar em qualquer relvado, driblando ao lado do brasileiro Kaká ou Messi, mas nunca nenhum "olheiro" o viu jogar.
Agora é possível que os jogadores mais talentosos dos mais recônditos clubes ou lugares de Portugal e do resto do planeta passem a poder ser vistos, observados e até quem sabe contratados, de uma forma acessível e sem grandes custos. Isto é possível através do footnet.pt, um site que promete ajudar a tirar da sombra os novos talentos do futebol, que se apresenta como uma ideia completamente inovadora e única no mundo da bola, uma vez que não existia, até agora, uma plataforma web específica; pelo que muitos atletas, sobretudo os mais jovens utilizavam o Hi5 e o YouTube para mostrarem os seus feitos.
A inscrição pode ser feita por qualquer pessoa e até pode ser um bom presente de aniversário para oferecer a um jovem que acalenta aspirações neste universo, mas não sabe como se dar a conhecer.

A plataforma foi criada por um grupo de professores e alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com o objectivo de facilitar e promover a igualdade de oportunidades de talentos do futebol, através da cedência de espaço para a colocação de informação sobre atletas, o que pode ser feito alojando currículos, fotografias e vídeos, que promovam habilidade e destreza com a bola nos pés. Estas informações passarão a estar acessíveis em qualquer ponto do mundo, pois estão à distância de um clique. "Há muitos miúdos que têm potencial para jogar futebol, mas muitas vezes perdem por estar escondidos atrás dos montes, a ideia é democratizar o acesso à promoção de jovens talentos", referiu José Adriano Rodrigues, um dos dinamizadores do projecto.
O alojamento dos espaços no site é gratuita para as camadas jovens e a responsabilidade de actualização dos conteúdos é dos atletas. A página web tem também um lado mais abrangente pois também está disponível a jogadores séniores profissionais, a empresários e a treinadores.
: www.footnet.pt
Publicado em 'JN Viva+'.

Sem comentários:

Enviar um comentário