06 março, 2009

Politécnicos do Norte juntam-se para mestrado em gestão e administração de empresas

Os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Cávado e Ave, Bragança e Porto avançam com mestrado pioneiro
Estabelecimentos já têm programado outro mestrado na área da logística

Os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Cávado e Ave, Bragança e Porto avançam sexta-feira com um "inovador" mestrado conjunto na área da gestão e administração de empresas, foi hoje anunciado.
Segundo Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), este mestrado conjunto poderá constituir o primeiro passo com vista à criação de um consórcio ou uma fundação aglutinando aqueles quatro estabelecimentos de ensino superior do Norte de Portugal.
No entanto, Rui Teixeira reconheceu que o avanço deste processo está condicionado pelo calendário político, pelo que se manifestou convicto de que antes das eleições não deverá haver novidades. Com três ramos de especializações em Gestão Pública, Gestão de Unidades de Saúde e Gestão de Empresas, o mestrado conjunto que arranca sexta-feira é apresentado como uma proposta "inovadora, conjunta e singular a nível nacional".
"As escolas dos quatro Politécnicos assumem um compromisso de colaborarem na formação de mestres, aprofundando colaborações já existentes nesta área e valorizando os seus recursos científicos e pedagógicos em favor da qualidade de ensino", explicou fonte do IPVC.

O mestrado terá também um funcionamento inovador, já que o primeiro semestre tem lugar em cada um dos institutos, sendo o segundo semestre organizado de forma modular, com os docentes de cada módulo a deslocarem-se aos diversos institutos. Poderá, ainda, haver sessões conjuntas para todos os alunos, quando ocorra a intervenção de "altos especialistas", designadamente estrangeiros. O terceiro semestre é vocacionado para o desenvolvimento da tese final.

Os quatro estabelecimentos de ensino constituem a Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte (APNOR), que já tem programado um outro mestrado, na área da Logística.
O anúncio do arranque destes mestrados foi hoje feito por Rui Teixeira, à margem da cerimónia de entrega ao IPVC do Certificado da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001, por parte da SGS ICS, organismo líder mundial em serviços de certificação.
O processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPVC iniciou-se em 2006, mas teve o seu ponto alto no último ano, e nele estiveram directamente envolvidas cem pessoas e, indirectamente, todos os docentes e funcionários do instituto.

Publicado no jornal 'Público'.

Sem comentários:

Enviar um comentário