05 março, 2009

IPB vai a votos


Decorrem hoje as eleições para o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança.
Este acto eleitoral surge na sequência da reestruturação dos estatutos da instituição que já foram homologados pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior.

O Conselho Geral é o órgão de gestão responsável nomeadamente pela aprovação do orçamento do IPB e é constituído por 14 representantes dos professores e investigadores, três representantes dos estudantes, sete personalidades externas e ainda um representante do pessoal não docente.

Para nomear estes elementos as escolas que constituem o IPB apresentaram as listas que vão ser hoje submetidas a votação.
“Em cada escola apareceu uma lista representando o corpo de estudantes, outra representando os professores e uma terceira os funcionários” explica o presidente da comissão eleitoral. Este ano “acresce também a esta lista os alunos inscritos nos Cursos de Especialização Tecnológica que também têm direito a voto”.

José Luís Baltasar revela que “há uma lista por cada uma das escolas, à excepção da Escola Superior Agrária onde apareceram duas listas”.
O responsável explica ainda que depois de apurados os nomes que vão fazer parte dos representantes de cada escola “falta fazer a cooptação das setes personalidades externas”. De seguida “o próprio conselho geral vai eleger o seu presidente, tomam posse e começam a desempenhar as funções”.

O processo deve ficar concluído até 27 de Março.
Segue-se depois a eleição do presidente do IPB e do conselho de gestão.
Para estes actos eleitorais ainda não há datas previstas, mas deverão decorrer durante este ano uma vez que termina o mandato de Sobrinho Teixeira.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. IPB elege hoje o Conselho Geral
    Estão hoje a decorrer as eleições para o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança. O Conselho Geral "serve fundamentalmente para aprovar o orçamento geral da instituição" refere o presidente da Comissão Eleitoral José Luís Baltazar. Candidata-se uma lista por cada escola, estando nessa lista representado o corpo docente de cada uma das escolas.

    "Toda a comunidade do IPB está representada nas eleições” diz José Luís Baltazar.
    O Conselho Geral tem um mandato de três anos, e é constituído por 25 elementos, dos quais 14 são professores e investigadores, 7 são personalidades externas à instituição, 3 são estudantes e ainda um funcionário. Depois das eleições de hoje decorre ainda o processo para a cooptação dos cargos, que finaliza no dia 27 de Março.Depois resta ainda proceder à eleição dos restantes órgãos que gerem o IPB, nomeadamente o Conselho de Gestão e ainda a eleição do presidente da instituição.O actual presidente, Sobrinho Teixeira, termina este ano o seu mandato.

    ResponderEliminar