24 março, 2009

IPB concebe protótipo de cama articulada

O Instituto Politécnico de Bragança assinou o primeiro cheque-inovação com uma empresa da Trofa para a criação de uma cama hospitalar articulada.

Uma iniciativa que surge no âmbito do Gabinete de Empreendedorismo lançado pela instituição de ensino.
O projecto e o protótipo vão ser completamente concebidos no IPB pelas engenharias mecânica e electrotécnica.
O presidente salienta que “a ideia foi desenvolvida aqui e depois houve uma empresa do ramos que achou interessante”. Sobrinho Teixeira acrescenta que “nós preparamos a candidatura ao IAPMEI que foi aprovada e assinamos agora o contrato”.

O IPB vai receber cerca de 25 mil euros para desenvolver o protótipo da cama articulada e que deve estar concluído em Setembro.
O acordo foi estabelecido com a Via Actual que comercializa equipamento hospitalar.
Depois das cadeiras, a empresa evolui para as camas. “O projecto vai ser todo feito aqui no IPB e nós vamos depois fazer a comercialização” refere Elisabete Castro, sócia-gerente da empresa salientando que “nós damos o conhecimento das necessidades que o mercado tem e o politécnico desenvolve o produto”.
Esta é a primeira parceria, mas o IPB espera que haja mais.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

2 comentários:

  1. Cama hospitalar articulada vai ser desenvolvida pelas engenharias Electrotécnica e Mecânica ao abrigo do programa do IAPMEI

    O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinou, ontem, o primeiro “cheque-inovação” com uma empresa da Trofa para o desenvolvimento e concepção de um protótipo para uma cama hospitalar articulada. A iniciativa surgiu no âmbito do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, lançado pela instituição com o objectivo de aproximar o IPB do tecido empresarial. A “ideia” foi desenvolvida dentro do instituto e considerada aliciante pela empresa Via Actual. A partir daí, o politécnico preparou toda a candidatura que foi depois aprovada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Indústria (IAPMEI). O projecto representa um investimento de 24 mil euros e vai ser todo desenvolvido pelos sectores de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Mecânica. Os custos serão suportados em 25 por cento pela empresa e em 75 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional. Para o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, este protocolo com uma empresa exterior à região vem demonstrar “a capacidade do Politécnico para ajudar a tornar as empresas mais desenvolvidas, a nível tecnológico, e mais competitivas”. Motivo que levou o presidente a apelar aos empresários locais que “tenham ideias”: “depende dos nossos empresários tornar as empresas mais produtivas e competitivas. Tenham ideias e desafiem-nos que nós estamos aqui para ajudar”. Do lado da empresa, a responsável, Isabel Castro, apontou que o IPB terá de desenvolver todo o protótipo até Setembro, cumprindo todas as normas da CEE, todos os requisitos de qualidade e, ao mesmo tempo, tornar o produto concorrencial em termos de preço. A comercialização será depois feita pela empresa.

    ResponderEliminar
  2. Instituição celebra protocolo com empresa no âmbito do Gabinete de Empreendedorismo
    foto
    IPB cria cama hospitalar

    O Gabinete de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai receber 24 mil euros para conceber e desenvolver o protótipo de uma cama hospitalar articulada.

    O equipamento, cujo projecto deverá estar concluído em Setembro, será comercializado pela empresa Via Actual, que celebrou um protocolo com o IPB, na passada terça-feira.
    Recorde-se que a cama será completamente concebida pelos departamentos de Engenharia Mecânica e Electrotécnica do IPB, o que comprova a credibilidade e potencialidades do estabelecimento de ensino. “A ideia foi desenvolvida aqui e depois uma empresa achou-a interessante”, explicou o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, acrescentando que “esta é uma das muitas actividades em que o Instituto Politécnico se está a afirmar na área do empreendedorismo”.
    Tendo em conta que este é o primeiro cheque de Inovação que o IPB receberá, o responsável lançou um apelo aos empresários da região para contactarem a instituição, de forma a estabelecerem parcerias. “Queremos que nos desafiem para lhes prestarmos serviços, pois estamos aqui para ajudar e gostaríamos que as empresas soubessem que têm esta possibilidade ao seu dispor”, sublinhou Sobrinho Teixeira.
    O presidente do IPB salientou, ainda, que a instituição está disponível para “ajudar os empresários, quer no desenvolvimento do projecto, na fase de candidaturas, bem como na sua implementação”.
    Segundo o docente, estas iniciativas são, também, “um modo de captar receitas e uma forma de tornar as empresas mais competitivas”.
    Recorde-se que este projecto resulta de uma candidatura ao IAPMEI, que apoiará com 75 por cento do investimento. “Nós contribuímos com os nossos conhecimentos sobre as necessidades do mercado e o Instituto Politécnico de Bragança com a ajuda técnica, com vista ao desenvolvimento de um produto de qualidade e confortável”, adiantou Elisabete Castro, da Via Actual.

    ResponderEliminar