14 julho, 2010

IPB tem mais 50 vagas este ano no arranque das candidaturas ao Ensino Superior

Começa hoje a primeira fase de candidaturas ao ensino superior e o Instituto Politécnico de Bragança tem mais 50 vagas do que no ano passado.

O presidente do IPB explica que as vagas adicionais foram criadas em dois cursos, que terão no próximo ano lectivo, e pela primeira vez, um regime pós-laboral.
“Há uma limitação através de um despacho do Governo que não deixa aumentar o número de cursos nem de vagas mas conseguimos mais 50 vagas, direccionadas para o regime pós-laboral, com 25 vagas cada um.”

Para este ano estava prevista a criação de um novo curso de arquitectura paisagista, mas Sobrinho Teixeira explicou à Brigantia que a abertura dessa licenciatura será adiada este ano.
No entanto, foi criado um novo curso na Escola Superior Agrária, que vem substituir um outro que já existia.

“É o curso de fitofarmácia, plantas aromáticas e medicinais, que vem substituir o antigo curso de fitoquímica e fitofarmacologia. Daí o aumento de apenas 50 vagas”, referiu.

Sobrinho Teixeira explica que a aposta no regime pós-laboral nos cursos de Gestão e Educação Social acontece para privilegiar o distrito de Bragança.
“Se nós olharmos para os números daquilo que é hoje a frequência da nossa população em termos de qualificação superior, vemos que na população jovem é semelhante ao da União Europeia. A grande diferença está na população trabalhadora. É uma aposta que é feita com carinho para que a população do distrito e áreas abrangentes se possa qualificar com menor sacrifício, uma vez que antes não tínhamos essa oferta.”

Recorde-se que começa hoje a primeira fase de candidaturas ao ensino superior.
Este ano há 1863 vagas no Instituto Politécnico de Bragança.
Mais 50 do que no ano passado.

Para além dessas, existem ainda mais 650 vagas nos Cursos de Especialização Tecnológica.

O Instituto Politécnico de Bragança, com 1863 vagas disponibilizadas, é a quarta maior instituição de ensino superior da região Norte.
Segue-se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este ano com 1337 vagas.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. IPB 1863, UTAD 1337 vagas
    Norte abre 15 229 vagas no Superior
    Foram abertas este ano 15 229 vagas para o ensino superior público no Norte de Portugal, número que representa 28,2 por cento do total de lugares disponibilizados a nível nacional. Os números reflectem uma estabilização face ao ano passado.

    A Universidade do Porto continua a ser a mais representativa da região e também a maior do País, tendo este ano aberto 4155 vagas, um ligeiro crescimento face às 4050 registadas em 2009.

    No que concerne ao número de lugares abertos para o próximo ano lectivo, a segunda maior instituição de ensino superior da região norte é o Instituto Politécnico do Porto, com 3046 lugares ao dispor dos estudantes. Só depois do Politécnico do Porto surge a Universidade do Minho, com Braga a cotar--se assim como a segunda cidade universitária da região norte. Este ano foram disponibilizados nesta instituição de ensino um total de 2792 lugares.

    O Instituto Politécnico de Bragança, com 1863 vagas disponibilizadas, é a quarta maior da região.

    Segue-se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este ano com 1337 vagas.

    Os institutos politécnicos de Viana do Castelo (991 vagas) e do Cávado e Ave (775) encerram a lista a norte do País.

    em Diário de Trás-os-Montes

    ResponderEliminar