21 dezembro, 2011

Investigador brigantino galardoado no 3º Congresso de Medicina Física e de Reabilitação na Áustria

André Novo distinguido na Áustria e em Lisboa. Docente da Escola de Superior de Saúde do IPB não estava à espera de receber qualquer prémio.

André Novo, docente da Escola Superior de Saúde do IPB, foi galardoado com o prémio de jovem investigador no 3º Congresso de Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva na Áustria, um galardão atribuído a investigadores com menos de 40 anos.
O prémio distinguiu o trabalho desenvolvido com doentes hemodialisados no sentido de melhorar a sua qualidade de vida:

“Faz parte de um trabalho que estamos a desenvolver com doentes hemodialisados em Mirandela e Mogadouro e que no início de 2012 culmina com um programa de intervenção que visa a melhoria da qualidade de vida destes doentes. Na Áustria foi apresentado um trabalho de avaliação funcional de pacientes hemodialisados com insuficiência renal crónica onde foram tiradas algumas conclusões nomeadamente quanto às dificuldades que estes pacientes têm em executar determinadas tarefas da vida diária”

O prémio foi entregue na semana passada e já antes havia recebido mais dois no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação em Lisboa:

“Participamos com dois trabalhos. Um deles de intervenção a nível da cinesia respiratória desenvolvido em Carrazeda de Ansiães pela enfermeira Sónia casado, com o meu apoio, e outro em Bragança de avaliação de risco de queda de idosos institucionalizados. O trabalho tem sido desenvolvido com mais docentes da Escola Superior de Saúde de Bragança”.

André Novo confessa que não estava à espera do galardão recebido na Áustria Agora faz votos de que o seu trabalho desenvolvido na área da saúde contribua para melhorar a qualidade de vida dos doentes na região transmontana:

“Confesso que não estava à espera, primeiro porque foi a primeira vez que participei num congresso tão longe e depois num congresso com tantos investigadores de renome internacional. Apesar de ter um prémio monetário de 500 euros não é o que mais interessa. O importante é demonstrar que o facto de estarmos em Trás-os-Montes continuamos a desenvolver trabalho de qualidade reconhecida. Queremos continuar a trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

André Novo tem 28 anos é licenciado em enfermagem, especializado em reabilitação e doutorado em Ciências da Actividade Física e do Desporto.
Publicado em 'RBA'.

1 comentário:

  1. Docente do IPB premiado na Áustria
    André Novo é um jovem investigador de Bragança

    André Novo, docente da Escola Superior de Saúde do IPB, recebeu o prémio de jovem investigador da European Federation of Sports Medicine Associations, no âmbito do 7th EFSMA (European Congress of Sports Medicine) e do 3rd Central European Congress of Physical Medicine and Rehabilitation, que decorreram na Áustria, no último mês. O jovem investigador brigantino deslocou-se à Áustria integrado numa equipa e apresentou um projecto de investigação de pacientes em hemodiálise e Mirandela.

    em MDB

    ResponderEliminar