19 setembro, 2012

II Jornada Internacional “Potencialidade da Macrorregião do Sudoeste da Europa”

A “Potencialidade da Macrorregião do Sudoeste da Europa” esteve em debate no Instituto Politécnico de Bragança, no dia 17 de setembro, onde se reuniram representantes de entidades e instituições portuguesas e espanholas, tendo participado também o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, que sublinhou a importância de agregar os vários atores no território, bem como definir estratégias que deverão ser transpostas para o terreno com vista à evolução da Macrorregião”.
A II Jornada Internacional “Potencialidade da Macrorregião do Sudoeste da Europa”, promovida pela Escola de Negócios da Fundación San Pablo - Castilla y León, teve como objetivos destacar as oportunidades de desenvolvimento que será gerado através da aplicação da macrorregião do Sudoeste da Europa.
O evento contou com a presença do Secretário da Associação de Municipios Ribereños do Douro, da responsável pelo gabinete de Relações Internacionais do Ayuntamiento de Valladolid, do representante da Sociedade Portuguesa de Inovação, João Medina, do Presidente e Professores do Instituto Politécnico de Bragança, do Diretor do MBA internacional da Escola de Negócios da Fundación San Pablo, bem como de Professores da mesma instituição.
Publicado em 'CM-Bragança'.

1 comentário:

  1. Macroregião dá voz na Europa
    O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai integrar uma rede de fomento de empreendedorismo que incluirá várias instituições de ensino superior, empresas, associações e municípios da Macroregião Sudoeste da Europa, que agrega as regiões Norte de Portugal, a Galiza e Castela e Leão. “Não podemos olhar só para o país, temos de olhar para a Macroregião”, explicou Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, durante as II Jornadas Internacionais da Macroregião, no passado dia 17 de Setembro, precisamente dois anos após a constituição da entidade. O gabinete de empreendedorismo do IPB já permitiu a constituição de 20 empresas, lançadas por alunos. As principais instituições com que trabalha o IPB são as universidades de León, da qual é parceiro estratégico, Valladolid e Salamanca, na realização de mestrados e no incremento da mobilidade de alunos e professores. Este é um exemplo concreto do que se pode desenvolver na Macroregião. A organização desta vasta área territorial é considerada uma boa ideia por Jorge Nunes, autarca de Bragança, por “definir uma estratégia de política conjunta” que irá de encontro ao que será a Europa 2020. “É preciso articular as políticas. Hoje é muito difícil, no futuro será ainda mais, obter apoio para projectos no quadro da política de coesão europeia que não se articulem com os instrumentos que UE definiu”, enumerou o edil.

    em Mensageiro

    ResponderEliminar