28 março, 2014

Entidades juntam-se à Diocese para promover o turismo no distrito


A Diocese de Bragança-Miranda assinou protocolos de colaboração no âmbito do turismo, com o objetivo de reforçar a promoção do património religioso do distrito.
Os acordos foram assinados na passada terça-feira, dia em que se assinalou o primeiro aniversário do Serviço Diocesano da Pastoral do Turismo, com a câmara de Bragança, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (ESACT) e o Museu do Abade de Baçal.
O bispo diocesano, D. José Cordeiro, deu conta que as várias entidades têm o mesmo sentido “contribuir para o bem comum, o melhor conhecimento desta região e para dar a conhecer os grandes tesouros que temos, sobretudo o património religioso mas também as paisagens”. Estão a ser criadas rotas e roteiros, das igrejas, dos estilos, da arquitectura ou das regiões para melhor guiar os turistas.

Divulgação do património religioso pode impulsionar o turismo
Em Bragança já foi constituido um percurso pelas igrejas da cidade em colaboração com a câmara, mas outras iniciativas poderão surgir, nomeadamente “a criação de um roteiro religioso para que os visitantes possam ir aos vários monumentos, sabendo que têm acesso a esse património”, revelou o autarca, Hernâni Dias, que se mostrou disponível para o município elaborar com a Diocese “um catálogo que possa ser distribuído e publicitado”. O Museu do Abade de Baçal vai realizar formação técnica em preservação do património e produzir conteúdos.
A ESACT terá a missão de colocar os seus alunos em estágios profissionais e curriculares em algumas destas iniciativas. “Queremos disponibilizar à comunidade um acervo religioso vastíssimo e trabalhar na perspectiva do património integrado”, afirmou Ana Afonso, directora do museu. O ensino superior do distrito não está de costas voltadas para estas questões. “Vamos nesta linha do turismo religioso apoiar para que se consiga incrementar os níveis de qualidade para ter um produto turístico de excelência e para que os turistas fiquem com boa impressão e divulguem o património”, referiu Luís Pires, diretor da ESACT.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário