14 dezembro, 2009

Alunos do 1.º ano do IPB ainda não receberam bolsa de estudo

Serviços de Acção Social dizem que é normal
Devido a atrasos em processos e falta de documentos, há alunos do 1ºano do Instituto Politécnico de Bragança que estão desde o início do ano lectivo sem receber o dinheiro da bolsa de acção social.
O responsável pelos serviços de acção social do instituto diz “que se trata de uma situação normal porque cada processo tem que ser averiguado, e nalguns casos falta entregar documentação por parte dos alunos “.

Osvaldo Régua explica que na primeira candidatura à bolsa, o processo é mais moroso, por isso os alunos do primeiro ano ainda não receberam o dinheiro. No entanto, o responsável garante que os alunos de todos os outros anos estão a receber o benefício. ”Há alunos do primeiro ano que ainda não receberam a bolsa porque não entregaram toda a documentação e porque estamos a terminar a avaliação dos documentos dos alunos do segundo ano e seguintes”, acrescentado “não é falta de dinheiro porque ele sempre veio atempadamente”.
Osvaldo Régua explica que estes atrasos são recorrentes e não é a primeira vez que os primeiranistas têm que esperar mais de três meses até verem o dinheiro. “Isto acontece todos os anos, é normal os alunos do primeiro recebam as bolsa com mais atraso do que os outros porque o seu processo tem de ser conferido e analisado”, refere.
O responsável dos Serviços de Acção Social refere também que se há algum caso de um aluno que esteja a passar por extremas dificuldades, o serviço pode adiantar dinheiro desde que o aluno prove estar nessa situação. “Se o aluno provar que tem dificuldades nós adiantamos o dinheiro, porque essa situação está prevista na lei”, frisa.
Os primeiranistas do IPB ainda não receberam a primeira prestação da bolsa. Falta de documentos e demora na averiguação dos processos é a causa dos atrasos, segundo os responsáveis dos serviços de acção social.

Publicado em 'RBA'.

3 comentários:

  1. Normal? Não são só os do 1º ano que ainda não receberam. Há casos de alunos de outros anos que entregaram toda a documentação dentro dos prazos que ainda não receberam... E isto não é normal.

    ResponderEliminar
  2. Vejam bem o que está a acontecer! Querem cortar as bolsas a muitos que precisam MESMO, que já pensam em desistir caso aconteça isso.

    (nao vou desenvolver mais porque ja devem saber do que estou a falar)

    este ano nao estou a ver uma pessoa minimamente contente com os SAS. "Incompetência" e "ridiculo" sao as palavras mais citada este ano sobre os SAS, bolseiros e residentes receiam ficar sem bolsa e ter que devolver tudo e ainda pagar mais (no caso dos residentes)

    nao tarda teremos novamente a mesma noticia na brigantia " Alunas do IPB a prostituírem-se para pagar os estudos"

    Ah mais uma coisa! Foi acompanhar um amigo aos serviços, estava cheio, vi algumas raparigas a falar na residencia a volta dum senhor que suponho que seja um dos que estuda os processos das bolsas ou da residencia. Ora so o ouço a gritar com elas algo do genero: " querem que vos tire a bolsa?? tiro-vos já a bolsa é so me dizerem o vosso nome!!" Elas ficaram paralizadas nem sabiam o que dizer.
    Eu pensei logo que devia estar no circo e nao nos Serviços de Acçao Social

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia!
    Uma coisa que andam a dizer é para nao gastar nenhum do dinheiro que deram até agora porque como nenhum processo está avaliado qualquer pessoa pode ficar sem bolsa e tem que devolver tudo!

    Agora eu pergunto: Porque raio é que os SAS estão a dar as bolsas se eles mesmos dizem para nao tocar nesse dinheiro? Só para parecer bonito?

    ResponderEliminar