07 dezembro, 2009

Empresários querem investir em ideias de Bragança

Pescar em Bragança boas ideias que se possam converter em excelentes negócios.
Foi esse objectivo que trouxe à capital do Nordeste Transmontano os “Anjos do Negócio”, os Business Angels.

Uma associação de empresários que procura empresas que estejam a nascer e que podem ser bons investimentos.

“Porque acreditamos que as boas ideias podem nascer em qualquer lado” e “Bragança tem uma dinâmica muito especial” com o Instituto Politécnico de Bragança, segundo João Trigo Roza, realizou-se um jantar que juntou no IPB empresários da região e os anjos do investimento, onde foram apresentados três projectos que o presidente da Associação Portuguesa de Business Angels considera inovadores.
“Um projecto que tem a ver com serviços de assistência à terceira idade, um motor de busca avançado na internet e cacifos com segurança”, conta.

Mas não é preciso ser um anjo dos negócios para se juntar à equipa de investidores.
João Trigo Roza explica que qualquer pessoa o pode fazer.

“O papel da associação é analisar o projecto, dar sugestões e depois investir. Se houver empresários interessados, falam connosco e formamos uma espécie de sindicato do investimento.”
O IPB será a sede de uma delegação da associação em Bragança, tendo sido assinado um protocolo de cooperação entre as duas entidades, bem como com o Núcleo Empresarial da Região de Bragança (NERBA) e a própria autarquia.

O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, acredita que os jovens empresários de Bragança podem ter a ganhar com esta colaboração.

“Um dos problemas, muitas vezes, é alguém ter uma ideia mas não ter a equipa necessária nem capital financeiro que o possa suportar. Por isso, há algum receio de a pessoa se lançar. Há esse complemento”, acredita Sobrinho Teixeira.
E até aponta algumas áreas onde podem surgir mais projectos inovadores.

“A questão das agro-indústrias é inovadora e premente, e está ligada ao desenvolvimento da região, que tem grande potencial nas energias renováveis. E depois, as novas tecnologias.”

A associação portuguesa de Business Angels está aberta a propostas de investimento.
Os interessados podem dirigir-se ao site da associação e apresentar a sua ideia ou candidatura.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

2 comentários:

  1. A entidade assinou protocolos com três instituições da cidade
    "Business Angels" querem dinamizar a sua acção no distrito

    A Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) quer dinamizar a sua acção no distrito de Bragança.
    Com o objectivo de fomentar o empreendedorismo e o investimento na região, a entidade assinou três protocolos no sentido de formalizar a colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança, IPB, com a Câmara Municipal e com o NERBA- Associação Empresarial.

    O presidente da APBA, João Roza, referiu que com a assinatura destes protocolos “será dado um passo importante no sentido de dinamizar e descentralizar a actuação dos Business Angels na região Norte do país”.
    João Roza explica que estão a ser realizadas “diligências para apoiar três projectos, um no sector do apoio à terceira idade, em Bragança, outro ligado à busca da Internet, ou seja a criação de um motor de busca bastante avançado, com um robot desenvolvido por jovens, e por último um relacionado com a segurança de cacifos electrónicos. São em áreas distintas, que mostram o potencial de criação dos jovens empresários. Todos os projectos são originados no Norte, mas nem todos do IPB”, referiu o responsável.
    O vice-presidente do Município de Bragança, Rui Caseiro diz que a autarquia só tem vantagens ao estar associada a este tipo de iniciativas.
    Rui Vaz, presidente do NERBA, refere que o objectivo da destes protocolos é dinamizar a acção da APBA no distrito de Bragança. “ Há investidores podem vêm a sua oportunidade nascente, ou seja algo que poderá potenciar não só aportando o seu capital a estas empresas que estão em lançamento como também transportando para elas o seu conhecimento e a sua experiência”, refere.
    O presidente do IPB explica que vai ficar ligado ao Gabinete de Empreendedorismo do Instituto.
    Os ‘Business Angels’ são empresários e gestores que procuram apoiar novos empreendedores.
    A APBA não tem fins lucrativos e porque quem investe são os seus associados, os chamados “business angels”. “No fundo, investimos capitais próprios, uma parte da poupança destas pessoas é dedicada a investir. Participamos no capital e fazemos apoio de gestão, utilizando também a nossa rede de negócios para que essas empresas possam vingar”, salientou João Roza.
    fonte: RBA

    ResponderEliminar
  2. voces investiriam numa ideia de montar uma cooperativa para replicar, atrves da costura uma ideia artistica.Ver possibilidades.TOYDAMATTA@BLOGSPOT.COM.

    ResponderEliminar