O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) acabou de receber a certificação de qualidade.
Um processo que já durava há três anos e que segundo os responsáveis da instituição já está a trazer ganhos de eficiência.
O sistema de gestão de qualidade é baseado nas normas ISO 9001:2008 e numa primeira fase foi restringido aos serviços centrais do IPB.
O vice-presidente fala das principais vantagens deste processo.
“Mudam vários pormenores no sentido de tornar a instituição mais eficiente. Há ganhos de custos, na medida em que conseguimos fazer as mesmas coisas mas com menos custos e fazemo-las melhor. E na forma como prestamos o serviço aos nossos clientes”, explicou Orlando Rodrigues, que aponta como exemplo o número de funcionários da instituição que não acompanhou o aumento do número de alunos.
“Nestes três anos em que vimos trabalhando nisto, passámos de 5500 alunos para 7500 alunos com os mesmos recursos financeiros e humanos. Não se deve tudo à certificação de qualidade mas ajuda”, sublinha.
A certificação foi atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação.
Orlando Rodrigues acredita que este pode ser mais um argumento para a atracção de estudantes.
“Tudo o que contribua para transmitir uma imagem de solidez e de qualidade da instituição é um argumento a favor da captação de estudantes. Somos uma instituição particular a nível nacional porque, sendo do Interior, somos a que mais tem crescido e claramente a maior do Interior do país”, destaca.
O processo de certificação do IPB vai agora prosseguir nomeadamente ao nível académico.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.
Um processo que já durava há três anos e que segundo os responsáveis da instituição já está a trazer ganhos de eficiência.
O sistema de gestão de qualidade é baseado nas normas ISO 9001:2008 e numa primeira fase foi restringido aos serviços centrais do IPB.
O vice-presidente fala das principais vantagens deste processo.
“Mudam vários pormenores no sentido de tornar a instituição mais eficiente. Há ganhos de custos, na medida em que conseguimos fazer as mesmas coisas mas com menos custos e fazemo-las melhor. E na forma como prestamos o serviço aos nossos clientes”, explicou Orlando Rodrigues, que aponta como exemplo o número de funcionários da instituição que não acompanhou o aumento do número de alunos.
“Nestes três anos em que vimos trabalhando nisto, passámos de 5500 alunos para 7500 alunos com os mesmos recursos financeiros e humanos. Não se deve tudo à certificação de qualidade mas ajuda”, sublinha.
A certificação foi atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação.
Orlando Rodrigues acredita que este pode ser mais um argumento para a atracção de estudantes.
“Tudo o que contribua para transmitir uma imagem de solidez e de qualidade da instituição é um argumento a favor da captação de estudantes. Somos uma instituição particular a nível nacional porque, sendo do Interior, somos a que mais tem crescido e claramente a maior do Interior do país”, destaca.
O processo de certificação do IPB vai agora prosseguir nomeadamente ao nível académico.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.
Certificação de qualidade
ResponderEliminarInstituto Politécnico com certificação de qualidade
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) obteve a certificação de qualidade depois de um trabalho de três anos que tornou mais eficiente o sistema organizativo de uma das maiores instituições do Nordeste Transmontano.
O vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues, explicou hoje, em conferência de imprensa, que a instituição de ensino superior obteve a certificação de qualidade ISO 9001:2008, o que significa que adotou com sucesso um sistema de gestão da qualidade com um conjunto de normas técnicas mais eficientes.
Para o responsável, trata-se de «um reconhecimento externo, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de três anos, de repensar a instituição, a organização no sentido de a tornar mais eficiente e mais centrada na satisfação dos nosso clientes».
Lusa, 2011-04-07