04 novembro, 2014

Bragança vai ter Centro Interpretativo da Castanha


Bragança quer criar um Centro Interpretativo da Castanha e do Castanheiro. O projecto foi anunciado este sábado durante o Grande Capítulo de Outono da Confraria Ibérica da Castanha. O grão-mestre da Confraria adianta que se trata de uma parceria que envolve também a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Bragança.
Paulo Hermenegildo diz que o objectivo é aproveitar os fundos do próximo quadro comunitário de apoio para concretizar este projecto, que vai nascer no mundo rural. Neste encontro de confrades foi ainda escolhido o chefe Hélio Loureiro para ser o embaixador da Confraria Ibérica da Castanha. Paulo Hermenegildo assegura que este chefe brigantino já está a promover a castanha além fronteiras, nomeadamente no Brasil.
A Confraria Ibérica da Castanha entronizou mais 18 confrades e conta, actualmente, com 103 membros.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. Centro Interpretativo da Castanha em Espinhosela
    Confraria Ibérica da Castanha alia-se à Câmara Municipal e ao Instituto Politécnico de Bragança para apresentação de candidatura

    Bragança quer criar um Centro Interpretativo da Castanha e do Castanheiro. O projecto foi anunciado, no passado sábado, durante o Grande Capítulo de Outono da Confraria Ibérica da Castanha.
    O grão-mestre da Confraria adianta que se trata de uma parceria que envolve também a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Bragança. O objectivo é aproveitar os fundos do próximo quadro comunitário de apoio para concretizar este projecto, que vai nascer no mundo rural.
    “Ficou a reflexão para esse centro interpretativo ser no meio rural, num sítio envolvente de castanheiros, aquilo que eu chamo o coral do castanheiro, poderá ser na zona de Espinhosela, por exemplo, num sítio a estudar. Entre estes três organismos iremos juntar sinergias no sentido de fazermos uma candidatura”, realça Paulo Hermenegildo.
    Neste encontro de confrades foi ainda escolhido o chefe Hélio Loureiro para ser o embaixador da Confraria Ibérica da Castanha. Paulo Hermenegildo assegura que este chefe com ligações a Bragança já está a promover a castanha além fronteiras.
    “ Ainda esta semana lhe enviámos um filme da castanha e da gastronomia de Bragança, fotografias da castanha, desde a apanha ao castanheiro em flor, para promover no Brasil, numa conferência com os grandes chefes de cozinha. Estamos a projectar a castanha cada vez mais longe e na alta cozinha”, frisa Paulo Hermenegildo.
    A Confraria Ibérica da Castanha entronizou mais 18 confrades e conta, actualmente, com 103 membros.


    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar