27 novembro, 2008

Autarquia apoia Escola Superior de Educação


A Câmara Municipal de Bragança assinou, na passada quinta-feira, dois protocolos com a Escola Superior de Educação (ESE), que visam o apoio do município na promoção do exercício físico para os idosos e ao nível da formação dos alunos na área artística.
A autarquia compromete-se a disponibilizar o transporte e outros meios facilitadores para a participação dos idosos no programa de investigação “+ Idade + Saúde”. Esta iniciativa conta com a participação de 75 idosos da cidade que, antes de iniciarem a preparação física, fazem exames de análise corporal na Faculdade de Desporto do Porto, visto que em Bragança não há aparelhos de monitorização necessários para a realização dos testes.
As pessoas aproveitam para conviver, para exercitar o corpo e, até, para recuperarem de cirurgias. “Tivemos uma senhora que tinha sido operada à anca, apareceu aqui com duas canadianas, depressa ficou só com uma e saiu de cá sem nenhuma. O exercício físico funciona não só para melhorar a aptidão física e funcional, mas também para recuperação”, realçou o coordenador do projecto, Miguel Monteiro.
Inicialmente, os idosos começaram a participar neste programa por curiosidade, mas rapidamente ganharam vontade de continuarem a divertir-se. “Queremos que eles saiam com um sorriso e com vontade de voltar no dia seguinte”, acrescentou Miguel Monteiro.
O objectivo deste trabalho é analisar e comparar o efeito de diferentes tipos de treino sobre as alterações biológicas que ocorrem nos idosos, bem como os benefícios obtidos ao nível psicológico e social. Os primeiros resultados serão conhecidos em Junho do próximo ano.
A nível artístico, o protocolo visa a disponibilização de equipamentos e técnicos do Teatro Municipal de Bragança para a formação dos alunos do curso de Animação e Produção Artística, na área da luz e som.
“Assim podemos pôr prática projectos que são relevantes para a investigação dos professores e para a formação dos nossos alunos, em colaboração com a autarquia”, concluiu a presidente do conselho executivo da ESE, Conceição Martins.
Publicado no jornal 'Jornal Nordeste' de 25-11-2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário