07 novembro, 2008

Um olhar vindo de dentro

Num tempo em que tudo nos parece negro, sem luz ao fundo do túnel, onde todos nos queixamos por tudo e por nada; num tempo no qual tendemos, todos nós, a cantar algumas “cantigas de escárnio e maldizer”, bem seja pelas dificuldades da vida ou pelas atitudes negativistas dos nossos governantes que, reforçadamente, nos incutem dos valores mais negativos de uma crise económica e que a fazem estender a toda a cultura do homem português, é bom, de quando em vez, relembrar que no meio de toda essa parafernália do obscuro, aparece, pontualmente, uma pequena luz que cintila, como que tosando com toda esta situação.
Pois bem, alheio a toda esta fase mais negra do país, encontra-se o nosso Instituto Politécnico de Bragança. É verdade, caros amigos! Quem tal vos diz, sou eu, aluno da Escola Superior de Educação, no último ano do Curso de Línguas e Relações Internacionais.
E conto-vos isto porquê? Ora bem, para que o amigo leitor tenha um conhecimento mais esclarecedor do que é o nosso ensino superior e, sobretudo, para o animar um pouco, caro leitor, pois nem tudo é obscuro! É verdade!
Além do nosso Instituto politécnico ter sido referenciado como “o” melhor Instituto Superior Politécnico do país (e remarque bem, caro amigo, que eu coloquei o “o” entre aspas, para melhor o referenciar), recebeu este ano um número recorde de novos alunos. Segundo ouvi comentar serão cerca de dois mil.
Caro amigo leitor, isto é razão de sobra para mostrarmos o contentamento geral, dado que tão elevado número de alunos é, claramente positivo para o desenvolvimento da nossa cidade (e da de Mirandela que também este ano conta com grande afluência no nosso pólo ali estabelecido) mas é, acima de qualquer dúvida, uma altura para aplaudir o trabalho desenvolvido pelo nosso Ilustre Presidente (e da sua equipa) o Sr. Professor Doutor Sobrinho Teixeira, que elaborou todo um trabalho, digno dos melhores, para conseguir atrair um maior número de alunos ao nosso Instituto e, também, devolver-lhe a credibilidade e qualidade há muito perdida.
Ao nosso presidente e na qualidade de aluno que sou, quero, sem qualquer dúvida, agradecer todo esse trabalho, todo o empenho e sobretudo agradecer pelo regresso do nosso Instituto às “bocas” do país, conferindo-lhe não só a credibilidade, mas também a sua qualidade de ensino outorgando-lhe assim o “título” de Instituto Superior Politécnico de Qualidade.
É com estas acções que os nossos cursos são mais valorizados e na hora de conseguir aquele trabalho, tornam-se, sem dúvida, factor de desempate.
É para mim motivo de orgulho ser aluno da Escola Superior de Educação desde Instituto, não só pelas razões anteriormente referidas mas também porque posso constatar na primeira pessoa a referida qualidade de ensino que nos é ministrada, fruto do trabalho dos muitos docentes e também de grande parte dos alunos (que começaram a acreditar e a apregoar a boa imagem que temos aos quatro ventos do país).
Em jeito final, agradecer, porque me toca de mais perto, aos docentes que ministraram e ministram o curso de Línguas e Relações Internacionais, Dr. Carlos Teixeira, Dra. Mirtha Fernández dos Santos, Dra. Cláudia Martins, inconfundíveis Dr. Kevin e Dra. (Madame) Dominique, Dra. Vanda Lourenço, Dra. Ana Barros, Dr. Orlando Gama, Dr. Paulo Castro, Dra. Raquel, Dra. Isabel Ribeiro, Dra. Luísa Branco e Dra. Isabel Chumbo, pelo profissionalismo e dedicação que nos devotaram, pela atenção e disponibilidade com que nos brindaram ao longo destes três anos. A todos o meu mais sincero muito obrigado!
Por fim, agradecer também aos meus colegas de turma, pela paciência e amizade que para comigo demonstraram e sobretudo agradecer pela cumplicidade, humildade e alegria com que acolheram aqui o “kota”, olhando-o de igual para igual, sem pré-juízos, tornando-o mais um do “bando” (oh tonight onde ando já!). Muito obrigado a todos! É um privilégio estar convosco!
Como pode ver, caro amigo leitor, apesar da crise que nos assola, há, em Bragança, pelo menos um motivo pelo qual sorrir!
IPB – Bragança… Uma escola voltada para um futuro e com qualidade!

Artigo de Opinião de Paulo Diegues em Jornal Nordeste de 04-11-2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário