07 novembro, 2008

Mais um passo rumo à criação do Brigantia Ecopark

Os municípios de Bragança e Vila Real, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto – Portus Park reuniram-se, na passada quarta-feira, para assinarem a escritura de constituição da Associação para o Desenvolvimento do Brigantia Ecopark (ADEB).
Trata-se de um organismo que pretende promover e apoiar o lançamento e gestão do Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia Ecopark, que visa impulsionar a economia da região, através da implementação de empresas de base tecnológica, centros de investigação e de ensino superior.
Recorde-se que a estratégia em que assenta o Brigantia Ecopark surgiu em 2004, a partir do estudo “Tecnoparque Eco-energético de Bragança”.
O projecto centra-se no conceito de Eco-cidade, sendo que pode acolher empresas inseridas nas áreas da eco-energia, eco-construção, eco-turismo e eco-produtos. Assim sendo, o Brigantia Ecopark terá uma estreita ligação a centros tecnológicos, universidades de Castela e Leão (Espanha) e empresas com implementação nacional ou estrangeira. Para tal, assumir-se-á como um pólo de excelência no que toca a ambiente e energias renováveis, com capacidade de intervenção a nível nacional e internacional, dada a sua privilegiada localização.
A criação da ADEB surge após a apresentação pública do projecto Brigantia Ecopark e da celebração dos protocolos entre a Câmara Municipal de Bragança, Câmara Municipal de Vila Real e IPB à rede de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras Portus Park, no passado mês de Abril.
Publicado no jornal 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário